Negócios

Vovó empreendedora investe na cozinha e fatura alto com franquia de salgados e porções

Quem é que não gosta de ir almoçar na casa da vovó? E depois daquele belo café da tarde que só ela sabe fazer? E são poucas as vovós que enxergam este dom e carinho como uma forma além de agradar os netos, mas de fazer negócios.

Com Cleusa de Freitas, 65, a história foi diferente. Conhecida como Kel entre os netos, ela lançou em 2015 a Vovó Kel, uma empresa de mini delícias, como salgadinhos vendidos em porções finger foods e porções maiores que atendam a festas, reuniões e eventos. E o melhor: tudo isso junto do neto Diego Melo, 24, que atua como o diretor administrativo do negócio.

O negócio foi um sucesso e com duas unidades próprias em São José do Rio Preto, começaram as propostas para franquias da Vovó Kel, que já conta com 14 unidades e uma expectativa de  faturamento em R$ 6 milhões neste ano. Confira a entrevista de A Magia do Mundo dos negócios com a Vovó Kel:

Qual é seu diferencial em relação aos concorrentes?

Qualidade nos salgadinhos, pois são minis no tamanho e gigantes no recheio.

Decidido o negócio, qual foi o investimento inicial?

O investimento inicial foi de de R$500 mil.

Kibe é um dos produtos oferecidos pela franquia. (Divulgação)
Kibe é um dos produtos oferecidos pela franquia. (Divulgação)

Como funcionam as vendas? Quais produtos são oferecidos?

A venda acontece diretamente a lojas franqueadas. Contamos com um mix de 7 sabores, incluindo os churros de doce de leite e chocolate. Agora também contamos com a novidade de batatas corte especial, aquele que lembra comida de avó. E as batatinhas noisettes, que são minis batatas, recheadas com purê de batata.

Quantas franquias e em quais regiões estão em funcionamento?

São 14 em operação e mais cinco com inauguração em breve nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal.

Qual é o atendimento prestado ao franqueado?

Seleção do ponto comercial – auxílio na aprovação do ponto comercial, levando em consideração localização, estrutura, visibilidade e que se aproxima do público.

Projeto Arquitetônico – Após aprovação do ponto, é oferecido projeto arquitetônico a fim de que todas as lojas sigam o mesmo padrão.

Manuais e P.A.F (Plano de Apoio ao Franqueado) – transferência de know-how da franqueadora à unidade franqueada e, dessa forma, padronizar a atuação da rede e permitir que o franqueado replique apenas as melhores práticas.

Treinamentos – treinamento para transmitir o know-how da rede in loco, para que o próprio franqueado e colaboradores possam, de forma prática, conduzir seu negócio antes mesmo da abertura.

Publicidade e Marketing – A franqueadora conta com atendimento de marketing para confecção de campanhas publicitárias, bem como atendimento aos Franqueados.

Consultoria – A franqueadora oferece a consultoria interna e de campo, a fim de checar se todos os processos estão sendo cumpridos de maneira correta, identificar problemas e propor soluções, sempre com o objetivo de melhorar o desempenho da unidade e garantir a padronização da rede.

Empresária garante que são mini salgados com qualidade master. (Divulgação)
Empresária garante que são mini salgados com recheios master. (Divulgação)

Quais são os planos para o futuro?

Atingir 100 unidades até 2019.

Qual sua dica para os empreendedores que estão iniciando carreira?

Acordar todos os dias com muita vontade de trabalhar, produzindo tudo com muito amor e carinho.

Share Button