Negócios

C’s do Começo – Por Marcos Sousa

Enquanto alguns não conseguem concluir aquilo que começaram, muitos sequer conseguem começar algo. Sabe aquela frase: “Vamos começar do começo!”? Faz muito sentido para mim e pensando nesse começo, resolvi destacar alguns pontos importantes que você deve considerar quando iniciar qualquer coisa, projeto ou mudança em sua vida pessoal ou profissional:

1- Causas – Por que você realmente quer começar algo? Uma causa é uma semente de uma árvore chamada propósito que vai resistir bravamente aos temporais e ventos contrários. Muitas pessoas fazem coisas ruins de propósito. Acho que está na hora de você fazer coisas boas de propósito para si mesmo e para outros.

Tenha uma causa impagável que te dará uma vida que não tem preço, uma causa indomável que domará qualquer problema e, principalmente, uma causa inapagável que manterá a chama do entusiasmo acesa. Você é fruto de causas ou falta de causas do passado.

2- Crenças – Você acredita que consegue? Uma crença é uma profecia autorrealizável. Você já foi ao cinema? O que você vê na tela não é o filme, mas a projeção do que está num rolo de filme. Sua vida é a tela. Suas crenças são os pedacinhos, ou cenas desse rolo.

Muitos acreditam que não nasceram para ser felizes, não são capazes de mudar suas vidas, que outros são culpados pelo que estão vivendo e que jamais conseguirão o que desejam. Vigie suas palavras. Elas são frutos de suas crenças. E suas crenças são reforçadas por elas. Você fala aquilo que acredita e acredita naquilo que fala. Mas nem tudo que você fala se aplica a todos do universo.

3- Coragem – Você tem coragem de dar o próximo passo? A beleza de um próximo passo é ter dado um passo antes. Você talvez não consiga ver toda a estrada, nem ter as condições perfeitas para começar, mas sem coragem não se vai muito longe.

Talvez você não esteja indo além do que sempre foi, ou além do lugar onde todos já foram, porque tem medo do que possa acontecer. Eu já tenho medo é de não acontecer nada e passar a vida em branco apenas ensaiando o que eu faria, mas não farei porque nunca começarei.

4- Caminhos – Que caminho seguir? Não adianta se lançar com coragem no abismo sem um plano. Se preciso for construa seu próprio caminho, pois os caminhos dos outros levarão aonde outros já chegaram. Seja sábio e aprenda com as caminhadas trilhadas por pessoas bem-sucedidas.

E toda vez que você se perder pelo caminho saiba que viver também é se perder num caminho enquanto você encontra outro caminho melhor. O que você não pode é persistir no caminho errado. Quando o caminho está errado não adianta pegar atalhos. Seu caráter será sua bússola.

5- Contatos – Quem estará do seu lado nessa caminhada? É fácil saber quem está hoje. Mas com quem mereço estar quando chegar lá? Terei que abrir mão de muitos contatos enquanto construo novas conexões. Eu costumo ajudar pelo menos 3 pessoas por dia, pois sei que no final do ano terei não só feito 1000 contatos, como também ajudado 1000 pessoas.

O problema é quando você já tentou 1000 vezes ajudar uma só pessoa que está em sua mesa e que não quer ser ajudada. Ela está na mesa certa. Você é a média das pessoas de sua mesa. Não seria você a pessoa certa na mesa errada?

Quero te parabenizar! Por quê? Porque você começou a ler a primeira linha e está próxima do final. Quando eu comecei esse texto tinha como causa te ajudar, crença de que você refletiria a respeito, coragem de escrever e te inspirar a seguir por novos caminhos.

No final, espero que você me ajude a cumprir minha meta diária de ajudar 3 pessoas, compartilhando este texto com algum contato, a fim de começarmos juntos e agora um movimento que ajudará outros a começarem conosco. Afinal, começar deriva do latim cuminitiare, que é a soma de duas palavras: cum (juntos) e initiare (iniciar). Que possamos iniciar algo grande juntos.

E aí? Vai começar a reclamar ou agir?

Marcos Sousa é conferencista internacional, palestrante, escritor e especialista em vendas, comportamento e programação neurolinguística (PNL). Diretor da Superação Treinamentos e Consultoria. Graduado em engenharia elétrica pela UFPB e MBA em marketing pela FGV. Trainer e master em PNL. Já realizou mais de 1000 palestras e treinou mais de 50.000 pessoas nos últimos 15 anos. Articulista em diversos jornais, portais e revistas do país. Para saber mais, acesse: http://www.marcossousa.com.br/

 

7JPG

Share Button