Assim como acontece com lojas físicas, a necessidade de bons
profissionais em cada uma das áreas relacionados à sua loja virtual se faz cada dia mais importante.
Especialmente profissionais de internet para a sua loja virtual, isso porque a competição crescente separa os preparados dos despreparados, os visionários dos cautelosos.
Considerando que muitos negócios não sobrevivem mais do que um ano, é possível extrair lições de tantas tentativas frustradas espalhadas ao nosso redor.
O primeiro aspecto a ser compreendido, antes de mais nada, é que o ambiente virtual tem suas próprias características, o que faz o comércio online bem diferente de um comércio físico.
Se você pensa em abrir uma loja virtual apenas com o pensamento de expansão de um comércio tradicional, pode estar cometendo um grande equívoco.
Para ingressar no comércio eletrônico algumas características devem ser apontadas, tais como:
– Conhecimento específico sobre esse tipo de negócio,
– Estratégias específicas para esse tipo de negócio,
– Concorrentes com conhecimentos específicos, estratégias
específicas, e experiências acumuladas.
Nesse momento, é possível apontar dois profissionais de internet para a sua loja virtual: um administrador e um profissional de marketing. Ambos com conhecimentos específicos em lojas virtuais.
O que o seu negócio precisa?
Assim como as definições detalhadas sobre os profissionais de
internet necessários para a sua loja, saber o que o seu negócio
precisa para se desenvolver são igualmente importantes.
Ainda que pareça algo abstrato, as ideias que vem à cabeça
mesmo quando não se está pensando propriamente no negócio
devem ser consideradas, anotadas e desenvolvidas.
Porque um simples desejo de criar um negócio não é o bastante para dar o pontapé inicial. É preciso muito preparo para aplicar uma ideia, testá-la e adaptá-la aos recursos disponíveis e fazer o negócio funcionar.
Então os detalhes na busca por diferenciais competitivos podem, na verdade, surgir dessas ideias aleatórias. Que podem esconder inovação ou premissas fundamentais para o negócio.
Respeitando os planos, as ideias, as boas discussões, e o conhecimento adquirido para a realização do empreendimento, produzir um plano de negócios e atrair bons profissionais para executá-lo é parte fundamental de seu projeto.
Lembre-se que quanto maior for a estrutura, maior será o desafio de colocá-la em prática. Por isso, começar pequeno e testar as ideias em menor escala é muito bom.Um dos pontos mais importantes, e muitas vezes negligenciado é o aspecto financeiro. Contar com a ajuda de um profissional que possa projetar gastos, consiga reduzir custos, faça todos os controles e pense como um líder e seja totalmente comprometido, pode ajudá-lo a colocar o negócio em funcionamento. Apenas ter dinheiro não garante o sucesso de um negócio. Saber administrá-lo sim.
Quando você conta com a ajuda de alguém hábil, o caminho das pedras se torna mais facilitado de ser percorrido. Estabelecendo, por exemplo, um bom plano para a empreitada.
Um plano com questões fundamentais, considerando outros cases, considerando uma variedade de ideias e experiências. O que aguça, naturalmente, o seu senso crítico e aumenta o estímulo para novas ideias.
Ainda na fase de criação de sua loja virtual outros profissionais podem fazer toda a diferença: o design e o redator. Porque como visualizar e como dizer o que está no papel da melhor forma não é assim tão simples.
Durante a manutenção da operação esses e outros profissionais, como um programador, também podem fazer a diferença no dia a dia. Também um profissional para cuidar das redes sociais.
Lembre-se que as mudanças acontecem rapidamente. E uma visão no futuro ajuda na tomada de decisão no presente.
O que considerar ao contratar um profissional de internet para a sua loja virtual:
Considerando que o seu planejamento inicial já tenha sido realizado, e que você tem claramente definidas as suas prioridades e necessidades, defina uma descrição sobre o que deseja detalhadamente desses profissionais.
É bastante comum encontrar profissionais que trabalham como freelancer e atende diversas empresas simultaneamente.
Quem atua como programador ou desenvolvedor transforma as ideias do cliente em conteúdo de fácil navegação e usabilidade.
Cria soluções para a construção e manutenção de sites. Utilizando ferramentas funcionais que também influenciam na estética. Por isso, atua em conjunto com o designer. Além disso, um profissional de TI para suporte online resolve problemas de forma ágil, imagine sua loja fora do ar um dia inteiro perdendo vendas por não haver um profissional dando suporte?
Com toda a estrutura montada, é importante cuidar do visual e
também do texto. Um redator colabora com tipos de textos
diferentes, cada um adequado a cada situação. Afinal, dentro da internet a linguagem usada em uma rede social e outra muda bastante. Além disso, é importante ter boas descrições de produtos.
Textos atrativos e com orientações. Ter alguém cuidando do que será postado, considerando as estratégias de SEO, horário e relevância, criando textos que promovam o produto de forma convincente, clara e objetiva, faz seu site ocupar melhores posições em buscas de forma orgânica.
Já quem faz análises específicas sobre mídia online, especialmente redes sociais, pode propor ações de divulgação e melhores alternativas para a execução de campanhas. O monitoramento dos resultados é importante para a definição de novos caminhos a seguir ou a manutenção de investimentos.
E estar atento a tudo o que acontece nesse universo digital – é fundamental para aproveitar as novidades a favor do seu negócio. Diante de tudo isso, é importante que haja um gerenciamento.
Que pode ser feito pelo empreendedor, ou por um profissional preparado para lidar com comercialização via internet. Para acompanhamento de desempenho de vendas, para definição de ações de marketing, para cuidar de posicionamento de mercado e definição de estratégias. Além de orientar cada um dos profissionais envolvidos no processo.
Com isso, ações devidamente coordenadas, a execução se torna mais simples. É possível ver um trabalho eficiente sendo colocado em prática. Portanto, com pesquisas, estudos, acompanhamento de tendências e tudo o que seu negócio exigir, com profissionais de internet, sua loja virtual será um verdadeiro sucesso.
Márcio Eugênio é especialista em e-commerce. É também colunista em diversos portais relacionados ao comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com uma vasta experiência em vendas online.
Ele acredita que é possível vender qualquer produto on-line! Acredita que se você souber como as pessoas compram na internet você pode ter uma loja ou página que vende diariamente. Sua missão pessoal é ajudar pessoas como VOCÊ a vender mais e melhor.
Ele tem mais de 10 anos de experiência com vendas online e tem experiência de causa, pois seu primeiro negocio foi uma loja virtual.