Usar o carro para deixar as crianças na escola, ir à academia, ao supermercado ou seguir para o trabalho. Essas são atividades corriqueiras, mas associadas a gastos (de tempo e de combustível).
Agora, imagine se fosse possível rentabilizar esses percursos da vida comum.
Essa é a proposta da Carlicity, uma start-up comandada pelo empresário português Pedro Borges, que lançou hoje em Recife uma nova oportunidade de renda para os pernambucanos.
O projeto engloba o carro-outdoor, que implica na pessoa ceder 40% da lataria do seu carro para a aplicação de adesivos de possíveis anunciantes. O negócio promete gerar uma renda extra de aproximadamente R$ 2 mil por mês para cada motorista, que recebe, em média R$ 1,50, por quilômetro rodado. O valor vai depender da campanha contratada.
Recife foi a cidade escolhida para a primeira campanha, tanto pela escolha do anunciante, quanto pela representatividade estratégica da cidade. “O aumento da frota de veículos e o crescente desemprego potencializam o nosso modelo de negócio, que vai complementar a renda dos pernambucanos” , frisou o diretor da empresa, Pedro Borges.
Na capital pernambucana já são 130 motoristas cadastrados e aproximadamente 200 em todo o estado. Em todo o País, 30 mil motoristas que aderiram o projeto. O cadastramento é gratuito no site da Carlicity.
Os anunciantes escolhem os veículos pelas características que darão visibilidade à campanha e pelos locais de interesse, percebendo àqueles mais próximos ao público-alvo.
O motorista selecionado recebe um sistema de geoposicionamento (GPS), o qual permite o acompanhamento online do anunciante e segue a sua rotina normal de uso do veículo. O processo de adesivação é feito em uma oficina indicada pela Carlicity, em aproximadamente uma hora, sem custos ao motorista. Ao término da campanha, o adesivo é retirado e o executivo garante que não há danos ao veículo. “Cerca de 80% do valor do contrato de anúncio vai para o motorista”, detalhou Borges, que é português e trabalhava com desenvolvimento de tecnologias antes de criar o negócio.
A meta é abocanhar 1% dos R$ 100 milhões movimentados com publicidade no Brasil todos os anos Após Recife, será a vez dos motoristas de Olinda, Caruaru e Petrolina a aderirem às campanhas.