A Citroën revela na Europa esta semana, a terceira geração do C3, o modelo incorporou o novo padrão de estilo da marca francesa, além de ter ganho uma carroceria mais robusta e com soluções ousadas como as bolsas de ar laterais para proteger o carro de pequenos impactos chamadas “Airpumps”, porém o novo C3 ainda vai demorar bastante para chegar em terras brasileiras.
Com uma forte inspiração no diferente Citroën C4 Cactus – vendido apenas na Europa, a nova geração do C3 traz uma carroceria ousada e cheia de soluções diferentes, ao começar pela dianteira que recebeu o mesmo conjunto de faróis usado por exemplo no C4 Picasso, com faróis de LED formando uma fileira fina de luzes na parte superior da dianteira do carro, e faróis maiores e tradicionais na parte inferior, não precisamos dizer que cada canto do carro foi redesenhado, há soluções interessantes como o desenho do teto que está mais plano, e da coluna traseira que ficou mais larga, enquanto que na traseira as lanternas ficaram bem maiores e contam com um chamativo efeito 3D, inspiradas no DS3. Haverão ainda partes da carroceria que poderão vir em cores mais chamativas como o teto e os moldes dos faróis de neblina.
Uma solução peculiar são as “Airbumps”, que estreou também no C4 Cactus, trata-se de uma espécie de bolsas de ar emborrachadas posicionadas nas portas do novo C3, para além de conferir um visual diferenciado mais robusto ao C3 também protegerão o carro contra pequenos impactos, como se fosse um para-choque lateral.
Ainda falando na nova carroceria, o C3 2018 será maior que o atual, o carro mede 3.99 metros de comprimento, 1.75 m de largura e 1.47 m de altura, a distância entre os eixos também foi expandida, sendo de 2.54 metros, nada mal para um compacto, com estas novas medidas, o espaço interno no C3 deve ficar maior, assim como o porta malas, que acomodará próximos de 300 litros.
Assim como o exterior, o interior do novo Citroën C3 2017 2018 será completamente novo, a cabine contará com um painel bem mais bonito com linhas retas, e trabalhado com materiais nobres como couro, apliques na cor prata e em Black Piano. Destaque ainda para lista de equipamentos que também deve evoluir, haverá itens como sistema multi-mídia com conexão total a smartphones Apple e Android, câmera de ré, painel digital, além de um inédito pacote de segurança ativa para as versões mais caras, com assistente de mudança de faixa de rolagem, detecção de pontos cegos, também haverão soluções diferentes em termos de equipamentos como o sistema “ConnectedCam”, uma câmera que grava vídeos curtos e tira fotos em HD em caso eminente de acidente, ainda sem muitas informações disponíveis de seu funcionamento.
Por enquanto, ainda não há informações sobre a motorização do novo C3, mas de acordo com a imprensa especializada europeia os motores devem continuar os mesmos, inclusive o 1.2, três cilindros de 82 e 110 cv, além de opções diesel 1.6 BlueHDI com níveis de potência de 75 a 120 cv.
O lançamento oficial do Novo C3 2018 ocorre oficialmente amanha dia (29), a má notícia é de que o carro ainda demorar um bom tempo para chegar ao mercado nacional.
Créditos : Autos24h