Lançado em 2013 a atual geração do Maserati Quattroporte sofreu importantes mudanças para 2017, as alterações incluem novo visual, mais bonito e com inéditas soluções aerodinâmicas, além de uma repaginada no interior do sedan italiano.
Por fora o Quattroporte 2017 será reconhecido pelo novo para-choque frontal com novo spoiler e outros elementos em preto fosco, o mesmo aconteceu com o para-choque traseiro. Mas voltando a dianteira a famosa grade tradicional dos carros da Maserati, também foi retocada, ficou maior e mais imponente e recebeu inéditos elementos cromados na vertical, seu desenho foi inspirado na boca de tubarão.
Ainda falando na grade dianteira, ela conta com uma interessante solução aerodinâmica, “Air Shutter”, é uma espécie de persiana ajustável de forma elétrica que permite ao carro fechar as tomadas de ar da enorme grade de acordo com a necessidade, por exemplo, para manter a temperatura dos fluídos do motor na condição ideal, ou melhorar a aerodinâmica, isso junto com o desenho novo dos para-choques também diminui o arrasto aerodinâmico em 10%.
Do lado de dentro o novo Maserati Quattroporte 2017 apresneta novos revestimentos, dependendo da versão há muita fibra de carbono ou madeira, inclusive no volante, console central, portas e painel, a cabine ainda conta com revestimento de couro aveludado Alcantara, e uma nova central multi-mídia com tela de 8.4 polegadas. O console central foi redesenhada e agora conta com controle rotativo e novos compartimentos.
A Maserati ainda desenvolveu um novo pacote de segurança ativa “Advanced Driver Assistance Systems”, que inclui recursos como piloto automático Adaptativo com função Stop/Go (que literalmente faz o veículo andar e parar sozinho), auxilio para manter o carro na faixa de rolagem, alerta de colisão dianteira, freio de emergência automático, além de câmeras 360 graus ao redor do carro com sensores.
O novo Quattroporte inaugura ainda um sistema chamado “Air Quality Sensor”, capaz de analisar a qualidade do ar no exterior do veículo, e purificar este ar antes dele ser levado a cabine.
A linha 2017 do Maserati Quattroporte será oferecia em duas novas versões : GranLusso e GranSport, sendo que a primeira como o próprio nome diz foca no luxo, vindo com rodas aro 20, bancos elétricos e com aquecimento, cabine com detalhes em madeira, ar-condicionado com quatro zonas de temperatura entre outros itens.
Já a configuração mais radical GranSport, conta com rodas aro 21, detalhes na carroceria em preto brilhante ou fibra de carbono, pinças de freios em vermelho, e a cabine conta entre outros diferenciais como bancos esportivos e muita fibra de carbono.
Sendo que no total o Quattroporte 2016 terá as seguintes versões: Quattroporte Diesel, Quattroporte, Quattroporte S, Quattroporte S Q4 (4×4), enquanto as configurações mais caras serão: a Quattroporte GTS que por sua servirá de base para as novas versões GranLusso e GranSport.
Em termos de motores também houveram novidades, na configuração mais veloz há um V8 Turbo 3.8 litros, feito pela Ferrari, que desenvolve impressionantes 530 cavalos e 71 kgfm de torque, este faz do Maserati Quattroporte um dos sedans mais velozes do planeta, sendo capaz de alcançar os 310 km/h de velocidade máxima, e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4.7 segundos.
As versões intermediárias virão com o bloco 3.0 turbo V6 também produzido pela Ferrari, que desenvolve 410 hp e um torque de 55kgfm, ele leva o Quattroporte de 0 a 100 km/h em 4.9 segundos e a atingir os 286 km/h de velocidade máxima.
Enquanto a versão de entrada traz um V6 3.0, agora com 350 cv e 50 kgfm de torque, que permite ao Quattroporte ir de 0 a 100km/h em 5.5 segundos e alcançar os 270 km/h.
Por fim a versão de entrada diesel conta com um V6 3.0 Turbo com 275 cv de potência e 60 kgfm de torque, o Quattroporte diesel vai de 0 a 100km/h em 6.4 segundos e tem velocidade máxima de 252 km/h.
Todas as versões do Quattroporte contam com câmbio automático da marca alemã ZF com oito velocidades, e amortecedores controlados eletronicamente. A tração em todas as versões é traseira, com exceção da versão S Q4 que vem com tração integral nas quatro rodas.ma
Créditos : Autos24h