Autos

Opel e Renault apresentam os novos utilitários Vivaro e Trafic

No começo da década de 1990 a Renault e a GM/Opel firmaram uma parceria para produzir um utilitário comercial, foi ai que nasceu a Trafic, vendido pela Opel como Vivaro. Agora em 2014 os modelos chegam a sua terceira geração, trazendo tudo novo, do visual aparte mecânica, que agora ostenta um motor 4 cilindros, turbo a gasolina, que promete consumo de até 16.6 km/l.

opel vivaro 2014 2015

Visualmente a diferença entre o utilitário da Renault e o da Opel é apenas a grade dianteira e o desenho do para-choque, a Vivaro da Opel tem um acabamento frontal mais sofisticado com grade cromada, mas de resto os modelos são iguais.

nova renault trafic

novo opel vivaro

A Renault Trafic/ Opel Vivaro aposta também em uma gama maior de versões e acabamento, serão nada menos do que 270 combinações, com duas opções de chassi normal ou alongado, duas opções de altura, além das carrocerias: furgão, passageiros, chassi cabine e uma interessante opção “crew van”, um misto de furgão para carga com o banco traseiro, totalizando 6 passageiros, a versão para passageiro leva até 9 pessoas.

renault trafic 2015

Na parte mecânica, tudo novo também, o mesmo motor equipará a Renault Trafic e a Opel Vivaro, trata-se de um 1.6 dCi bi-turbo (chamado pela Opel de CDTi), em ambos os casos ele é capaz de desenvolver bons 160 cv e 38 kgfm de torque máximo. Porém o que mais impressiona é o baixo consumo anunciado, o consumo diminuiu em 15%, as montadoras falam que este novo bloco a Trafic/Vivaro faz até 16.6 km/l, consumindo em média 6 litros de gasolina para rodar 6 km.

renault trafic 2015

renault trafic 1996 a 2001

A Trafic chegou a ser vendida no Brasil

A Trafic no Brasil…

A Traffic, em sua primeira geração chegou inclusive a ser vendida no Brasil final da década de 1990, de início pela Chevrolet e mais tarde pela Renault, quando chegou ele tinha apenas a opção do fraco motor 2.1 diesel de 60 cv que saiu em 1996 para dar lugar ao 2.2 a gasolina com 76 cv, no ano 2000 a Trafic ganhou um motor mais potente 2.0 a gasolina com 101 cv. Ela vinha importada da Argentina. Porém pontos fracos como a falta de um motor diesel, o fato de ter tração dianteira e o custo de manutenção elevado com falta de peças, não deixaram o modelo ir bem no mercado, ela saiu do mercado brasileiro em outubro de 2001.

opel vivaro 2015

Mas voltando ao novo modelo, a Renault Trafic começa a ser produzido na metade do ano na fábrica de Sandouville, na França, a montadora francesa investiu mais de 230 milhões de Euros para criar e produzir a terceira geração da Trafic, já do lado da Opel, o modelo será montado na Inglaterra, na cidade de Luton, na fábrica da Vauxhall.

opel vivaro

Créditos : Autos24h