Ser mulher não é, e nunca foi, uma tarefa tão simples quanto parece. Tudo o que é preciso para se convencer disso é fazer um “rememoramento” histórico-cultural da sociedade. Atualmente, a imagem de “mulher perfeita” percorre o mundo, como se todas, necessariamente, precisassem ser assim.
Convenhamos, se pensarmos bem, à seu modo, todos são maravilhosamente perfeitas. São 24 horas por dia, 7 dias por semana, e a necessidade de todas de (sempre) serem assim. Mas, o que as outras pessoas não vêem, não apenas os outros, mas as outras mulheres também, é que não é fácil manter uma rotina de “perfeição”. E foi pensando nessas dificuldades diárias que Cassandra Calin criou um projeto de desenhos animados e histórias em quadrinhos que ilustram essas situações.
É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo da matéria se destina àqueles que se interessarem.
A redação da Fatos Desconhecidos selecionou uma listinha com 14 imagens que mostram como a vida das mulheres não é tão fácil assim, desse trabalho de Cassandra. Caso goste do trabalho dela e queira saber mais, basta acessar sua página no Facebook. Confira:
1 – Usar batom
Você tenta de todas as maneiras não borrar o batom que passou com tanto zelo, para que ele pudesse realçar seus lindos lábios. Faz de tudo para mantê-lo intacto, e no final, é o que você ouve: “O que está fazendo?” Então responde, já com tudo borrado: “Estou tentando não arruinar meu batom”.
2 – Quem precisa de dermatologista quando se tem o Google?
77
É muito simples, se você tem acesso ao Google porque cargas d’água iria se preocupar em procurar um dermatologista por causa de uma “pintinha” que apareceu? O problema é que o Google é tipo aquela tia hipocondríaca que só pensa em doenças terminais. Ao invés de achar “é uma pinta de sol”, “é uma sujeirinha”, etc. Você encontra coisas como: “diagnóstico de câncer”, “leucemia”, “aids”, “morte”…
3 – Jura que os finais de semana podem ser produtivos
Então você acordou numa bela e fria manhã de domingo, faz um cappuccino, vai para a frente do computador, como uma séria mulher de negócios faria. Abre a primeira aba do navegador e vê uma “luzinha” piscando no canto inferior da tela, te chamando, desesperadamente para jogar alguma coisa. No caso acima, The Sims.
4 – As marcações em fotos
Num primeiro momento você se sente importante, querida, afinal de contas, alguém lembrou de você e te marcou em alguma foto numa rede social. Mas, pensando bem, quem será que fez isso? Então a primeira fala que passa pela sua mente é: “Fu…!”
5 – Fotos para documentos
Claro que, não só para as mulheres. Seja homem, mulher, jovem, velho, as fotos de documentos, principalmente as famigeradas 3×4, são um pesadelo. Sempre saem horríveis. As mulheres se sentem muito frustradas na maioria das vezes porque, por mais que passem horas se produzindo, a foto sairá com como um demônio fugindo da cruz.
6 – Quando sua mãe liga
De uma forma geral, quando as mães ligam para as filhas, a tendência é de que essas atendam prontamente. Se você, filha, demora mais de duas ligações para atender, os pensamentos sobre desgraças terem pairado sua vida são os menores que passaram pela mente de sua mãe. Prepare-se para receber aquele puxão de orelha.
7 – Chocolate versus mulher
As mulheres adoram chocolate, são pouquíssimas aquelas que negam esses deliciosos pedacinhos de pecado vindo dos céus. Em dias normais, você experimentaria um bombom, ou um pequeno pedaço desse néctar dos Deuses. Em compensação, naquele incrível período do mês, pelo qual todas as mulheres passam, são necessárias muito mais que algumas caixas para saciar aquele ser que te habita.
8 – Depilação
Quem disse que é uma situação fácil? Pense duas vezes na próxima vez que julgar uma mulher por alguma falha na depilação. Existem aquelas que preferem ir a um centro de estética, ou salão de beleza, para que possam fazer isso por elas. Mas, também existem aquelas que fazem por si só. Passam horas e horas tentando fazer o mais perfeito trabalho. Terminam. E, como no quadrinho acima, as pernas estão macias só que “Puts! Esqueceu do dedão!”
9 – Fazendo exercícios físicos
“Hora de ficar em forma.” “Eu me sinto ótima, isso é divertido!” Então, dois minutos depois, “Eu já posso sentir meu quadris encolhendo.” Parece que cinco minutos é pouco, mas para quem não está nem um pouco acostumada a fazer exercícios, dê uma boa olhada no último quadrinho e sinta-se olhando para um espelho: “Eu vou morrer!”
10 – Instinto materno
Aquela sua amiga/prima/irmã, acabou de ter um filho e você vai visitá-la. Como mulher tem o instinto materno aflorado. Se sente “derretida” com aquela “coisinha” fofa. “Ohhh!”, “Eu sei, ele é fofinho, não é?” “Você quer segurar ele?” “Sim!” Então se abaixa e pega o gatinho/cachorrinho da casa. Bem, nem todas as mulheres possuem o instinto materno para humanos, muitas preferem os animais.
11 – Ligações
Falar ao telefone, hoje em dia, parece ser algo tão anti-natural quando o teletransporte. Grande parte das coisas que precisamos resolver na vida, podemos fazer por mensagens de texto nas redes sociais e sites em geral. Mas chega aquele momento inevitável no qual você precisa ligar para alguém. Bem, respire fundo. Aqueça a garganta. “Ehm… Você está bem?” “Não… Eu preciso fazer uma ligação!”
12 – A “moda moderninha”
Não é muito difícil entender que as mulheres possuem os mais variados tipos de corpos. Os “shapes” são os mais diferentes possíveis então, obviamente, nem todas as roupas que ficam lindas nas modelos chegarão perto de “boas” em você. Como por exemplo as blusinhas crops. “Agh! Já estou cansada e enojada dessas blusinhas crops!” “Olha, esse suéter é legal. Definitivamente, vale a pena experimentar.” Então você chega no provador, e se pergunta: “POR QUÊ?!”
13 – Maquiagem faz falta, sim
Pelo menos na maioria dos casos. Imagine só, você teve dez horas de sono, praticou Yoga, comeu “kale” e está se sentindo ótima. Chega para encontrar o “boy” e ele te solta: “Você parece cansada, está tudo bem?!” Você conta seu processo diário e termina com “Eu só não estou usando maquiagem.” Esperamos que ele realmente goste de você.
14 – Prazeres diários
Para uma mulher que se preocupa com o bem estar físico, integridade moral e social, com certeza, praticar as duas ações retratadas nos quadrinhos acima são como a libertação do purgatório. Usar sutiã e calças apertadas, para muitas mulheres são como pagar penitência diariamente.
Então pessoal, será que vocês se identificaram com alguma dessas tirinhas? Conhecem alguém que sim? É importante lembrarmos que não estamos generalizando mas, algumas mulheres provavelmente irão sim, se identificar com essas situações. Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!
Mais Curiosidades