A API Vulkan que vai suceder a OpenGL será a responsável por fazer frente a API DirectX 12, uma alternativa para servir como “base” para os jogos AAA de última geração e um dos primeiros títulos a utilizar a API foi o novo Doom. Lançado ainda com suporte apenas a OpenGL (em versões diferentes para placas AMD e Nvidia) o jogo recebeu esta semana o suporte a API Vulkan conforme noticiamos aqui, e os ganhos principalmente em placas do lado vermelho foram notáveis conforme os testes confirmam.
O site alemão Computer Base realizou testes nas placas AMD e Nvidia em OpenGL e Vulkan com o resultados que mostram até 66% de ganho na API Vulkan, a Fury X saiu dos 96,7 FPS para impressionantes 160,4 FPS em Vulkan na resolução Full HD (1920X1080). As placas da Nvidia tiveram um ganho discreto com a GTX 980 Ti subindo 7%, a GTX 1070 3% e a GTX 970 sem qualquer melhoria.
Em 1440p (2560X1440) também houve um ganho de até 52%, novamente com a Fury X seguido de 40% na Radeon RX 480 e 38% na R9 390. As placas da Nvidia ficaram com 1% de ganho da GTX 970, sem ganho da GTX 980 Ti (dentro da margem de erro) e 3% na GTX 1070.
Por último, em 4K a Fury X teve 11% de ganho contra 1% de GTX 980 Ti e GTX 1070. É importante notar que estamos falando em placas que, embora de alto custo no Brasil, estão em uma faixa de preço acessível lá fora, principalmente GTX 970 e RX 480.
Confira os ganhos de performance de cada placa nas três resoluções:
1920 × 1080 | 2.560 × 1.440 | 3.840 × 2.160 | |
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AMD Radeon R9 390 | 48% | 38% | – |
AMD Radeon RX 480 | 46% | 40% | – |
AMD Radeon R9 Fúria X | 66% | 52% | 11% |
Nvidia GeForce GTX 970 | 0% | -1% | – |
Nvidia GeForce GTX 980 Ti | 4% | 0% | 1% |
Nvidia GeForce GTX 1070 | 7% | 3% | 1% |
“Riqueza para os pobres”
Apesar do comparativo com placas que custam mais de R$ 1.000 por aqui, o ganho poderá ser sentido por quem é menos afortunado. Conforme o próprio Adrenaline revelou em seu testes com a R7 360, a API Vulkan trouxe importantes ganhos em resoluções menores e configurações de baixo custo que é onde realmente “falta” FPS.
Infelizmente o próprio preço de Doom, pra lá da casa dos R$ 200, não ajuda muito e em muitos casos é quase 50% do valor de uma GPU de entrada. O que fica de positivo é perceber que temos uma API capaz de fazer frente a DirectX 12.
ASync em Nvidia ainda não saiu
A computação assíncrona que teve papel essencial no ganho de desempenho das placas AMD ainda não está disponível em placas Nvidia que terão suporte, algo prometido a poucos meses pela fabricante que ainda está em débito com seus usuários.
Abaixo um vídeo que explica de forma simples e objetiva como funciona a computação assíncrona:
Em breve vamos apresentar nossos próprios testes com a API Vulkan na RX 480 e GTX 980 Ti.
E vocês, já testaram Vulkan no seu PC? Compartilhe seus resultados.
Por: Lock Gamer / Info: Computer Base