[SE NÃO VIU A PARTE 1, CLIQUE AQUI]
TÍTULO: DEATH PARADE GÊNERO: DRAMA/SUSPENSE
Death Parade é uma animação original produzida pelo estúdio Madhouse e escrita por Yuzuru Tachikawa. Essa série surgiu a partir do curta-metragem Death Billiards. Death Billiards, por sua vez, foi uma animação produzida em 2013 para o Young Animator Training Project.
Após a morte, algumas pessoas são enviadas para um estranho bar chamado Queen Decim. Nesse bar, um misterioso homem, chamado Decim, os obriga a jogar um jogo, escolhido aleatoriamente, que decidirá seus respectivos destinos: reencarnar na Terra ou ser enviado para o vazio.
Death Parade fala sobre a natureza humana (ou sobre a escuridão residente nela). Os jogos são apenas um pretexto para fazer os jogadores – que não sabem que morreram – entrarem em desespero. Até onde cada um é capaz de ir para “sobreviver?” Estariam dispostos até mesmo a tirar uma vida para se salvar? O quão profunda é a escuridão em sua alma?
Ele segue uma estrutura padronizada, os episódios são semelhantes; mudando apenas as pessoas que serão julgadas. Se você gosta de animes como Hell girl ou Paranoia agent talvez se interesse por esse. Ademais, essa obra é inspirada em filosofias religiosas orientais. Se você é muito sensível nesse aspecto, então não é uma boa recomendação para você.
TÍTULO: KAGEWANI GÊNERO: SUSPENSE
Kagewani (Shadow Crocodile) é uma animação original do estúdio Tomovies. Foi produzido por Kentaro Iwakiri e escrito por Hiromu Kumamoto. Kagewani é uma série curta, tendo cada episódio menos de oito minutos.
Misteriosas criaturas estão surgindo em vários locais e atacando as pessoas. O que esses monstros são e como surgiram? Um cientista chamado Sousuke Banba não vai descansar até descobrir a verdade por trás dessas criaturas e como isso se conecta a uma antiga lenda.
Um ponto interessante nessa obra é sua concept art peculiar, que dá um toque de originalidade. Suas criaturas abissais nos levam a um abismo de terror Lovecraftiano pouco explorado em animações. Se você gosta de animes como Restaurant of many ordes, esse pode ser uma boa escolha para você.
TÍTULO: HEAVY OBJECT GÊNERO: AÇÃO
Heavy Object é baseado em uma série de light novels escritas por Kazuma Kamachi e ilustradas por Ryō Nagi. O anime foi produzido pelo estúdio J.C.Staff.
No futuro, armas chamadas de Objects foram desenvolvidas. Obejcts são, basicamente, tanques de guerra gigantescos – com uma blindagem impenetrável – que atiram em todas as direções. A invenção dessas máquinas fez com que armas nucleares se tornassem obsoletas, mudando completamente o eixo de poder do mundo. Ao ser jogado em um conflito entre duas dessas máquinas, um jovem, que estava em uma base no Alasca para estudar os Objects – Qwenthur – descobre que objects podem ser destruídos por mãos humanas. Porém, esse acontecimento vai alterar completamente o futuro da guerra.
Um aspecto interessante em Heavy Object é a quebra de estética. Normalmente, em Mechas, máquinas humanoides são sempre o destaque. Mas, nessa obra, são literalmente armas gigantescas e funcionais. Um segundo aspecto, e o que torna essa animação mais atraente, é que o protagonista não é o piloto. Heavy Object nos foca em mostrar como é assistir a uma batalha entre colossos na perspectiva de uma pessoa aparentemente indefesa; revelando-nos o terror de assistir, impotente, a imensa catástrofe que se aproxima fazendo uma pilha de corpos em seu caminho. Se você gosta de animes Mecha, então você pode gostar desse aqui.
TÍTULO: THE PERFECT INSIDER GÊNERO: SUSPENSE
Subete ga F ni Naru (Everything Becomes F) ou apenas “The Perfect Insider” é baseado em um livro de mistério escrito por Hiroshi Mori. A adaptação em anime foi produzida pelo estúdio A-1 Pictures (Ao no Exorcist, Sword Art Online).
Um professor chamado Souhei Saikawa decide tirar férias acompanhado de alguns alunos e de Moe Nishinosono – filha de seu mentor. No local de suas férias, eles visitam um laboratório de pesquisa onde vive uma renomada programadora – Shiki Magata – que há quinze anos não sai de seu quarto e recusa-se a falar com outras pessoas. Durante uma invasão no sistema as portas desse quarto se abrem. Mas, o que eles encontraram esperando por eles não foi uma cientista excêntrica e antissocial.
Dentro do quarto estava o cadáver de Shiki Magata, com seus braços e pernas amputados e uma estranha mensagem: “Tudo se torna F”. Como o assassino entrou e saiu de um quarto monitorado vinte quatros horas por dia? O que aquela estranha mensagem quer dizer? Qual a relação desse caso com um brutal acontecimento na infância da vítima? Souhei Saikawa e Moe Nishinosono – que estão presos no laboratório junto com outros cientistas até a polícia chegar – decidem investigar na tentativa de encontrar o responsável a todo custo.
Perfect Insider é um ótimo thriller, capaz de prender sua atenção do início ao fim em um mistério muito bem desenvolvido e digno de ser comparado a grandes obras do romance policial. Será que você, leitor nerd, consegue resolver esse crime no quarto fechado? Se você gosta de autores como Agatha Christie, Arthur Conan Doyle ou Edgar Allan Poe, você pode se interessar por esse anime. E se você gosta de animes como Danganronpa ou Umineko: When They Cry, você pode gostar desse aqui.
TÍTULO: ONE PUNCH MAN GÊNERO: AÇÃO/COMÉDIA
One Punch Man começou como uma webcomic criada em 2009 pelo autor autointitulado de ONE. Foi um sucesso, tendo atingido cerca de 8 milhões de acessos em 2012. O nome da obra é uma paródia de um personagem infantil chamado Anpanman, muito famoso entre as crianças no Japão. Ainda em 2012, ganhou uma remasterização ilustrada por Yusuke Murata (nesse ano, 2016, essa remasterização será publicada no Brasil pela Panini). O anime foi produzido pelo estúdio Madhouse (Monster, Deathnote, entre outros).
A trama acompanha Saitama, um herói tão forte que derrota seus oponentes com um com único soco. Por causa de sua força esmagadora ele está constantemente entediado, pois nunca tem desafios à altura. Saitama passa seus dias como um super-herói por hobby, enfrentando qualquer malfeitor que possa aparecer. Algum dia ele encontrará alguém capaz de enfrentá-lo igualmente?
Eu não poderia encerrar essa lista sem falar desse charmoso careca de capa. Esse, decerto, foi o mais comentado de 2015. Mesmo que você não tenho o visto ainda, provavelmente já deve ter ouvido alguém comentar. A princípio, essa parece ser só mais uma animação de ação medíocre. Mas, One Punch Man vai muito mais além. Ele é uma paródia de animes com lutas exageradas – que tanto vemos circulando pela TV ou pela internet – ridicularizando os diversos clichês que essas produções possuem.
Além disso, ele também nos apresenta algumas críticas bem interessantes como: “O que significa ser um herói?” ou “Se existisse uma organização ou pessoa com poder suficiente para proteger a sociedade, ela conseguiria se manter íntegra ou cederia à corrupção?” One Punch Man é uma obra-prima. Se você ainda não assistiu, não vai se arrepender se der uma chance.
TEM ALGUMA RECOMENDAÇÃO? COMPARTILHE CONOSCO
Mais Notícias