Um projeto que visa criar formas mais ecológicas de viver no deserto está em estudo. As pesquisas fazem parte do “Sahara Forest Project” que é uma versão pequena das grandes idéias ecológicas dos cientistas para as regiões desérticas. Além de ser uma forma de criar empregos, alimentos, água e energia, com soluções simples que buscam imitar ao máximo os fenômenos naturais.
No planejamento está a construção de uma estufa que usaria o ar quente do deserto e a água do mar para produzir água fresca e manter o cultivo de produtos agrícolas, a energia solar seria transformada em energia elétricas e as algas marinhas transformadas em combustível. Com parte da água fresca produzida, também seria possível manter árvores ao redor, reduzindo assim, a quantidade de dióxido de carbono, que é um dos agentes causadores do efeito estufa.
Pesquisadores que não fazem parte do projeto julgam que a ideia não seja a solução mais apropriada, pois apesar de que o Saara já tenha tido vegetação, ele nunca foi uma floresta de ares densa.
Os estudos estão sendo realizados em diversos países e em breve deve ganhar um centro de testes, que poderá fornecer informações mais concretas sobre o funcionamento das tecnologias empregadas nas pesquisas.
Fonte: National Geographic