Meio Ambiente

Fundação FEMSA firma compromisso para proteção de recursos hídricos das Américas

Assinatura do compromisso será realizada no âmbito da Semana Mundial da Água em Estocolmo, um evento que reúne mais de 2.500 especialistas, profissionais e líderes da gestão pública, privada, acadêmica e mundial da água.

Nesta quarta-feira (29), a Semana da Água em Estocolmo, evento que reúne mais de 2.500 especialistas, profissionais e líderes da gestão pública, privada, acadêmica e mundial da água, abordou temas que envolveram a América Latina e o Caribe. O objetivo principal das conferências deste ano é reunir esforços de empresas, Governos, sociedade, cientistas e ONGs para encontrar soluções para as questões relacionadas com a gestão de recursos hídricos, segurança alimentar e mudanças climáticas.

Durante o evento, representantes do CONAGUA, Fundação FEMSA e Centro de Água destacaram a importância de seguir avançando com “Inventário de água e adaptação: Ações das Américas”, que traz as melhores práticas de cuidado, administração e preservação dos recursos hídricos aplicados na região. Na conferência, representantes das três entidades assinaram uma carta de compromisso para continuar a documentação de apoio e reconhecimento das melhores práticas no cuidado com os recursos hídricos sob os critérios de replicabilidade, inovação, sustentabilidade e compromisso.

"Na Fundação FEMSA acreditamos que uma das formas mais eficazes para promover e fortalecer as melhores práticas para o uso adequado e sustentável da água é apoiar iniciativas que podem ser multiplicadas e que permitam reduzir a intensidade do impacto da mudança climática sobre esses recursos. Um elemento chave para o legado ambiental, tanto para nós como para gerações futuras, é trabalhar de forma colaborativa, por isso é uma enorme satisfação fazer parte desse compromisso", afirma Vidal Garza, diretor da Fundação FEMSA.

Além de continuar trabalhando no inventário chamado AguaAAA, as entidades se comprometem a realizar da segunda edição do "Prêmio de Água e adaptação", que no ano passado, recebeu a quantia de US$50 mil por projeto "Colheita de água em Honduras" de CHF International (Cooperative Housing Foundation).

Brasil

Durante a Rio+20, realizada no Rio de Janeiro em junho, a Corporate EcoForum e The Nature Conservancy (TNC) promoveu evento que reuniu grandes empresas e líderes em sustentabilidade. Entre eles, estava Vidal Garza, diretor da Fundação FEMSA, que anunciou o investimento de US$ 1,1 mi em Fundos de Água nos próximos cinco anos para a criação de três Fundos no Brasil. A iniciativa é um fruto da Aliança Latino-Americana de Fundos de água, formada por Fundação FEMSA, TNC, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Global Environment Facility (GEF-GEF).

“Com esta aliança, conseguimos reunir geração de valor ambiental, valor econômico e valor social. Precisamos estar juntos e em harmonia com o ecossistema, de maneira a consolidar e multiplicar a conservação de bacias hidrográficas, seja por meio do reflorestamento, conservação de solo ou promovendo atividades de conscientização com as comunidades”, explica Vidal.

A aliança visa criar, implantar e capitalizar pelo menos 32 fundos de Água na América Latina e no Caribe, ações que apoiem a conservação de cerca de três milhões de hectares de bacias hidrográficas, e vai beneficiar 50 milhões de pessoas ao longo dos próximos cinco anos. Os Fundos da Água são uma forma inovadora de valorizar os serviços que a natureza fornece e reinvestir os lucros nos esforços de conservação para garantir a qualidade e quantidade de água no futuro.