As borboletas são insetos muito importantes para manter o equilíbrio da natureza. Assim como as abelhas, elas também têm a capacidade de agir como polinizadoras. Além desta função, elas deixam os jardins muito mais bonitos e coloridos. O site Mother Nature Network listou cinco jeitos de atrair borboletas. Veja abaixo quais são eles:
1. Tenha plantas hospedeiras e com néctar em seu jardim. A primeira opção serve para abrigar os ovos e casulos das lagartas. As plantas com néctar ajudam a fornecer alimentos para as borboletas. Algumas sugestões são: maracujá, laranjeiras, bromélias, couve, margaridas, justícia, coneflower roxo, barba-de-barata, entre outras.
2. Pesquise quais são as espécies de borboletas mais comuns em sua região e veja quais são as plantas que elas mais gostam. Buscar espécies nativas é sempre a melhor opção para todo o equilíbrio da biodiversidade.
3. Ofereça espaços com água para as borboletas descansarem. Pequenas fontes são boas opções. Algumas sugestões mais baratas são os bebedouros ou até mesmo pequenas vasilhas com água. O ideal é deixa-los abrigados do vento. Em caso de água parada, troque diariamente para evitar problemas com a procriação de mosquitos da dengue.
4. Se possível, tenha plantas comestíveis em seu quintal. Árvores frutíferas, ervas e legumes, servem como alimentos para os humanos e também para as borboletas. Esta é uma excelente oportunidade para as crianças entenderem as funções dos polinizadores na produção de alimentos.
5. Seja orgânico. O uso de pesticidas e agrotóxicos afasta e pode até matar as borboletas e outros insetos benéficos, que costumam ser atraídos ao jardim. Portanto, mantenha sempre o plantio orgânico. Faz bem para a saúde e para o meio ambiente.
Redação CicloVivo