No final de novembro e no mês de dezembro, as localidades de Punta Arenas e Puerto Williams vão receber o 3º Festival Internacional de Cinema da Antártida Sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade (FICAMS). A mostra vai exibir as melhores produções cinematográficas enviadas pelo público, com temas relacionados ao aquecimento global e à geração de energias renováveis.
Desde a primeira edição, o festival de cinema é realizado no território chileno da Antártida com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o continente gelado, que já sofre graves impactos relacionados ao aquecimento global. A mostra de cinema no lugar inóspito também visa aumentar a consciência ambiental da comunidade local, fortalecendo a identidade da população.
O festival, que vai eleger o melhor filme, animação ou documentário, aceita inscrições até dia 31 de outubro, que podem ser feitas de qualquer país do mundo. Só haverá uma categoria para eleger as produções – sejam documentários, obras de ficção ou animações – sem distinção de gênero. Em Punta Arenas, a mostra acontecerá do dia 28 a 30 de novembro, e, em Puerto Williams, os filmes serão exibidos do dia 12 ao dia 14 de dezembro.
No ano passado, a premiação foi para o documentário colombiano “El hombre de las serpientes”, sem tradução para o português. Também em 2012, o Rio de Janeiro recebeu a edição anterior do FICA (Festival Internacional de Cinema Ambiental), contando com a participação de vários especialistas em meio ambiente e na sétima arte.
Até o dia quatro de novembro, São Paulo recebe a 2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, com várias produções exibidas gratuitamente, que despertam questionamentos sobre o meio ambiente nos espectadores.
Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo