Um ônibus escolar totalmente independente de combustíveis vai começar a circular a partir do ano que vem na cidade norte-americana de Kings Canyon, na Califórnia, para buscar e levar os estudantes. A alternativa tem por objetivo reduzir os impactos ambientais e os gastos totais, conscientizando jovens e crianças sobre a importância dos meios de transporte que não emitem poluentes na atmosfera.
De acordo com o site InHabitat, o veículo utilizado pela escola de Kings Canyon tem capacidade para transportar até 32 estudantes e sua estrutura preza pela acessibilidade, podendo levar portadores de necessidades especiais que dependem de cadeira de rodas.
Desenvolvido pelas empresas Motiv Power Systems e Trans Tech Bus, o ônibus utiliza qualquer tipo de bateria elétrica – das mais antigas às mais novas – não sentindo os efeitos da obsolescência programada. “Nosso sistema é avesso às baterias e resistente às mudanças do mercado”, afirmou Jim Castelaz, fundador e CEO da Motiv Power Systems.
O modal coletivo utiliza o chassi de um Ford F450 e seus idealizadores estimam que a alternativa será responsável por uma economia anual de cerca de 11 mil dólares – dinheiro que seria gasto com combustíveis, sem contar as despesas com estacionamento e manutenção.
Redação CicloVivo