A cidade de Portland, no Oregon, EUA, anunciou o teste de um novo sistema de produção de energia limpa. A tecnologia consiste, basicamente, em turbinas instaladas nas tubulações de água, que funcionam como pequenas hidrelétricas.
Apelidado de LucidPipe, o sistema deve produzir energia suficiente para abastecer 150 residências. A empresa responsável pelo projeto é a Lucid Energy, que ofereceu um contrato de 20 anos com a prefeitura local para a produção de energia limpa.
Foto: Reprodução
Esta é a segunda vez que a empresa aplica a tecnologia no sistema de distribuição de água, Os primeiros testes foram realizados na Califórnia. Apesar de ser pouco utilizada até o momento, o intuito da empresa fabricante é justamente tirar o projeto do papel para provar que ele funciona de verdade. “É fundamental ter exemplos reais do funcionamento da tecnologia para provar que é confiável, durável e que faz sentido”, explicou o CEO da Lucid Energy, Gregg Semler, ao jornal The Oregonian.
Foto: Reprodução
A turbina foi instalada em Portland sem custo algum para o município. Em contrapartida, a estrutura é fruto de um investimento privado de US$ 1,7 milhão. Para ter o retorno do investimento, a empresa venderá a energia para a companhia local de eletricidade, em um contrato de US$ 2 milhões por vinte anos. Conforme noticiado pela imprensa local, o tubo tecnológico está em fase de testes, mas deve estar em pleno funcionamento nos próximos dois meses.
Veja abaixo o vídeo de apresentação do sistema:
Redação CicloVivo