Curiosidades

9 itens que você jamais deve congelar

Escrito por Giovanna Campos

A invenção do freezer com certeza ajudou muito na conservação de alimentos, ainda mais em países como o Brasil, repleto de lugares com altas temperaturas que poderiam estragar tudo em pouco tempo. Apesar disso, nem toda comida deve ser congelada.

Alguns alimentos perdem muitas propriedades depois de congelados, como a textura ou até mesmo o sabor. Por isso, por mais que o freezer pareça a aposta segura, pode ser o vilão de sua refeição.

Para evitar que você caia numa enrascada, nós separamos alguns dos itens que você nunca deve colocar no freezer se quer mantê-los delicioso.

1 – Ovos

Colocar ovos no congelador pode ser uma atitude de alto risco. Como a casca se expande com o frio do ambiente, os ovos podem explodir. Mesmo que se mantenham inteiros, pequenas quebras na casca podem possibilitar a entrada de bactérias.

2 – Leite

glass of milk

Depois de retirado do freezer, o leite descongelado ganha uma textura meio enrugada e fica ruim para o consumo. A exceção é o leite utilizado para cozinhar outros pratos, esse pode ser congelado sem medo.

3 – Iogurte

3

Por causa do leite na composição, o iogurte colocado no freezer também terá a textura modificada. Ao invés de ter aquele iogurte frozen que você encontra por aí, parte dos ingredientes vai se separar numa mistura heterogênea que você não vai querer comer.

4 – Laticínios em geral

4

Talvez depois de dois itens tratando do leite você já possa ter entendido, mas é bom esclarecer. A maioria dos produtos derivados do leite, no congelador, vai ter problemas com textura e sabor quanto descongelada. Até mesmo alguns queijos entram nessa lista, então tome cuidado!

5 – Frituras

5

O maior charme da comida frita costuma ser sua casquinha crocante e saborosa. Se você colocá-las no congelador, no entanto, isso vai tudo por água abaixo. O resultado é uma comida murcha e sem graça.

6 – Melancia

6

Por conta do grande volume de água na fruta, a melancia, ao descongelar, vai perder muito líquido. Com essa perda, vai embora também a textura e o sabor da fruta.

7 – Saladas

7

As folhas crocantes e saborosas das saladas vão perder todo o gosto se congeladas no freezer. Ao invés de vivas folhas verdes, terá plantas moles, frágeis e murchas, que ninguém vai querer comer.

8 – Carne

8

Calma, eu sei que no freezer da sua casa sempre tem carne. A carne que não se deve congelar é que já foi congelada e descongelada ao menos uma vez. Por perder líquido no processo de descongelamento, a segunda vez no freezer vai deixar a carne mais seca e sem sabor.

9 – Massas

9

Congelar a massa para conservá-la não é uma boa ideia. Ao invés de ter um saboroso macarrão disponível para mais tarde, você terá uma comida com gosto de farinha, inclusive algumas pelotas que se formam ao longo massa, que fica num gosto bem aquém do esperado.

O congelador pode ser sim o salvador na hora de conservar nossos alimentos, mas nem sempre dá pra confiar nele pra reaproveitar nossos pratos depois. O lado bom é que agora você já está preparado e não vai transformar seu almoço de fim de semana numa comida sem gosto e sem textura.


Mais Curiosidades

Sobre o Autor

Giovanna Campos