PET

7 sinais de que um cão está estressado

Escrito por Escobar Dog

Muitos dos nossos cães sofrem de estresse. O ritmo de vida que os forçamos a ter, o barulho da rua, conhecer muitos cães ou ter que andar com uma guia muito curta, são algumas das causas mais frequentes de estresse. Estes são alguns dos sinais de que um cão está estressado.

Sinais de que um cão está estressado

Assim como os seres humanos, os cães também podem sofrer de estresse. Este estado de nervosismo pode ocorrer por muitas causas diferentes e, embora cada cão tenha sintomas distintos, podemos procurar por alguns sinais mais comuns.

Durante todo o dia, os cães podem passar por muitas coisas que lhes causam estresse: se ele não tiver longos períodos de descanso e dias tranquilos, o nervosismo irá se acumular e, depois, surgem outros problemas.

As causas mais comuns que levam os cães a este estado são as altas demandas que temos em relação ao comportamento deles: muitas ordens, muitas correções ou enfrentar coisas que os assustam ao longo do dia: pessoas desconhecidas, carros, bicicletas ou outros cães. Ruído excessivo, trabalho na rua ou mudanças drásticas em sua rotina também podem ser causas importantes.

  1. Latidos excessivos

Latir é um dos primeiros sinais de que um cão está estressado: especialmente em cães pequenos ou raças terrierLatir para todas as pessoas que passam em frente à casa, latir para outro cão em seu caminho ou perder o controle toda vez que a campainha toca, são alguns exemplos desse sinal.

 

  1. Tem alergias na pele

Muitas das alergias que aparecem na pele dos cães são um sintoma de estresse. A coceira incontrolável, a dermatite e outras vermelhidões ou espinhas que aparecem na pele dos cães, especialmente nas axilas, no ventre e no interior das patas traseiras, têm sua origem no estresse.

sinais de que um cão está estressado

  1. Tem diarreia frequente e sem explicação

Da mesma forma, se um cão tem diarreia frequente, para a qual o veterinário não consegue encontrar uma explicação, ou começa a ser intolerante a certos alimentos, isso pode ser um sinal de que seu animal está estressado. Isso também acontece com os humanos: os intestinos são delicados e uma carga pesada de estresse pode afetar seu funcionamento.

sinais de que um cão está estressado

  1. Cheira mal

Quando você banha o seu cão, depois de dois ou três dias ele volta a ter mau cheiro? Os hormônios que aparecem com o estresse também liberam odor: se o cão está muito nervoso, isso poderá ser sentido pelo cheiro de sua pele.

sinais de que um cão está estressado

Esse cheiro pode ser confundido com aquele deixado pelos cães quando eles estão molhados, embora seja um pouco mais ácido. Como não tem nada a ver com a higiene dele, não importa quantas vezes você o banhou ou corte do pelo que fez: se ele continuar a ter estresse, continuará a exalar esse cheiro.

  1. Não consegue se concentrar

Este é outro sinal de que um cão está estressado e que os seres humanos também têm em comum: sob fortes níveis de estresse, não somos capazes de nos concentrar ou aprender. Ou seja, se você propõe brinquedos interativos para o seu cão e ele não consegue resolver nem mesmo os mais simples, ou se você quer ensinar ordens a ele e ele não é capaz de prestar atenção, ele pode estar apresentando sinais de seu estresse.

  1. Querer montar

O desejo de montar tem várias origens: os cães podem querer montar por brincadeira, podem estar tentando se reproduzir, mas muitas vezes é apenas um sintoma de estresse. Além disso, eles podem montar muitas outras coisas além de cães: nossas pernas, as almofadas do sofá ou as pernas das cadeiras.

Se seu macho esterilizado ou sua fêmea geralmente monta em “coisas”, eles estão lhe dizendo que estão muito nervosos. Se eles também apresentam conjuntamente qualquer um dos outros sintomas da lista, esses são sinais de que um cão está estressado.

  1. Destrói objetos

Alguns humanos, quando se sentem estressados, rangem os dentes. O mesmo vale para os cães, mas em vez de irem ao dentista para colocar uma placa protetora, liberam a tensão mordendo o que encontram em casa: rasgam almofadas ou roem as pernas das cadeiras e de outros móveis.

sinais de que um cão está estressado

Destruir e comer objetos não é um comportamento habitual dos cães, esses são sinais de que ele está estressado. Se você chegar em casa e não tiver almofadas, em vez de repreender o seu pet, pergunte-se por que ele está tão nervoso e o que você pode fazer para ajudá-lo.

O estresse é involuntário. Da mesma forma que os humanos não podem escolher não apertar a mandíbula ou roer as unhas, os cães, em tal estado, não conseguem deixar de morder objetos ou de rasgar cobertores. Somente resolvendo sua fonte de estresse esses comportamentos podem desaparecer.


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog