Curiosidades

7 comidas deliciosas do Brasil que a maioria dos brasileiros nunca comeram

Por conta do seu extenso território, o Brasil possui uma diversidade cultural, musical e gastronômica abundantes. Sem contar as diferenças climáticas, culturais, sociais e econômicas de suas regiões.

Você sabe quais são as comidas consideradas “saudáveis” que possuem mais açúcar que chocolate? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você quais são elas.

E a gastronomia é uma área que se destaca bastante no nosso país. O nosso território tropical possui variedades em suas comidas que muita gente nunca chegou a experimentar.

E pensando nisso, nossa redação separou para você uma listinha com algumas comidas deliciosas que a maioria dos brasileiros nunca comeram.

1 – Tucupi

O Tucupi é retirado do suco da raiz da mandioca brava por meio da fervura. A raiz é fervida a ponto de perder o ácido cianídrico, uma substância muito venenosa.  O caldinho é um dos alimentos mais consumidos da região do Pará.

2 – Arroz com Pequi

8138_0_gr

O pequi é um fruto da família das cariocaráceas, uma árvore nativa do cerrado brasileiro. Os frutos dela são consumidos cozidos acompanhados de arroz e frango ou puros. Ele possui espinhos internamente que exigem que você tenha muito cuidado ao consumí-los.

3 – Pintado à urucum

2490207_x720

O pintado à urucum é um prato que foi criado pelo corumbaense Mestre João, na década de 70, na região de Corumbá e Ladário. A receita é composta por um delicioso filé de pintado temperado com limão, sal, pimenta e o urucum cozidos por 15 minutos.

4 – Moqueca capixaba

moqueca-capixaba-9

No Espírito Santo, a moqueca capixaba é um dos pratos mais pedidos da região. Ele é feito na panela de barro com filé cozido no molho de tomate, azeite, urucum, coentro e cebolinha. Em alguns lugares, eles acrescentam camarões e outros frutos do mar.

5 – Baião de Dois

baiao-de-dois-mobile

O baião de dois é uma comida típica da região norte do Brasil. A receita leva queijo coalho, feijão fradinho, macaxeira e manteiga de garrafa. Em alguns lugares, eles acrescentam arroz e outros temperos e ingredientes como calabresa, por exemplo.

6 – Caldinhos de sururu e maçunima

1deac3ef2c6a89f9d17f3c1ef53d20e5

Os caldinhos de sururu e maçunim se referem aos moluscos sururu e maçunim, oriundos dos lmaçais de Alagoas. Eles medem no máximo 2 centímetros e são encontrados em bares da região de Maceió. Geralmente os caldinhos são servidos acompanhados de leite de coco ou preparados na concha.

7 – Acarajé

receita-traidicional-do-acaraje-02

O acarajé é um prato típico da Bahia. Ele é feito com bolinho de feijão-fradinho, azeite de dendê, camarão seco e vinagrete. Os acarajes mais procurados pelas pessoas são os da região do Farol da Barra e são servidos pelas baianas de Salvador em suas barracas.

O Brasil tem delicias em todos as suas regiões, não é mesmo? Você gostou das comidas? Mande seu comentário para gente!


Mais Curiosidades