PET

7 animais mitológicos e seus ‘poderes’

Escrito por Escobar Dog

O dragão, a fênix e o centauro são apenas alguns dos animais mitológicos mais conhecidos. Porém, há muitos outros! Neste artigo vamos falar sobre vários deles e; claro, quais são seus principais poderes.

O que são animais mitológicos?

Como o próprio nome indica, são seres relacionados à fauna e que aparecem dentro dos mitos e lendas de diferentes povos ou culturas. Cada um deles tem um ou vários poderes e características próprias que os distinguem dos animais comuns. Entre eles podemos destacar:

  1. Dragão

São répteis alados – como o da imagem que abre este artigo – e os seres mitológicos mais poderosos que existem. Eles estão presentes nas lendas da Ásia, Europa, América e Oceania; e uma de suas principais características é que cospem fogo e podem voar.

Dentro do reino dos dragões existem várias espécies; tais como o Shelong (provoca chuvas e secas), o Sirrush (muito inteligente e assim temida pelos humanos) e MOO-Kuna (sociável, com a capacidade de alterar sua forma).

O culto ao dragão na China é tal que ele pode ser visto em monumentos, obras de arte, objetos decorativos, trajes típicos, escudos e moedas.

  1. Fênix

Este animal é muito usado para simbolizar a superação de obstáculos. A ave Fênix, que ‘renasce das cinzas’, tem suas origens no Egito e; segundo a lenda, a cada 500 anos poderia renascer após uma purificação pelo fogo.

Quando chegava a hora de sua morte, a fênix fazia um ninho e chocava um único ovo, por três dias. Depois desse tempo, ardia em chamas. O pássaro queimava completamente e ressurgia do próprio ovo.

  1. Manticore

Semelhante à esfinge egípcia, esse animal mitológico tem o corpo de um leão, a cabeça de um homem, as asas de um dragão ou morcego e a cauda de um escorpião ou dragão. É uma besta imponente, muito popular nas lendas europeias e; aparentemente, viveu na antiga Pérsia.

manticore

É outro dos seres mais poderosos da cultura popular e que adora se alimentar de humanos; depois de disparar espinhos venenososDurante a Idade Média, foi usado como um símbolo da tirania, inveja, opressão e encarnação de todo o mal.

  1. Pegasus

Este cavalo alado é outro dos animais mitológicos mais conhecidos; foi usado por Zeus – Deus do céu e da Terra – e nasceu do sangue de Medusa; depois de ter sido decapitada.

 Pegasus

De acordo com a representação, pode ser branco ou preto, tem duas asas e; enquanto está no ar, move suas pernas como se estivesse correndo ou galopando. No mundo do cinema aparece nos filmes Hércules (desenho) e Fúria de Titãs.

  1. Grifo

Essa criatura é ‘composta’ de dois animais: a parte inferior é a de um leão com pelos amarelos, cauda longa e pernas musculosas; a parte superior pertence a uma águia gigante com penas douradas, garras poderosas e um bico afiado.

grifo

De acordo com a mitologia, é mais forte do que um grande felino. Surgiu no Oriente Médio (Babilônia, Pérsia e Assíria); mas também está presente nas lendas gregas: os Grifos do Deus Apolo, usados como guardiões de seus tesouros.

  1. Fauno

Este personagem da mitologia romana – conhecido como Pan na grega – é um animal com pernas de carneiro, corpo de homem e chifres de cabra. Ele era um grande caçador e vivia nos bosques e planícies.

Fauno

Ele era adorado como o Deus do campo e dos pastores, e como uma divindade profética. Em várias regiões da Itália ainda existem monumentos e estátuas em homenagem a Fauno.

  1. Minotauro

Finalmente, aqui está um ser formado pelo corpo de um homem e a cabeça de um touro; que estava trancado em um labirinto de Creta e recebia sete homens e sete mulheres como alimentos a cada ano. Teseu foi contratado para entrar no local e aniquilar a fera após uma árdua luta.

Teseo

 


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog