Curiosidades

6 sinais de que você é mais esquerdista do que imaginava

Escrito por Giovanna Campos

O momento político do Brasil é de tantos ânimos aflorados que ao menor sinal de uma camiseta azul ou vermelha você já pode ser acusado de ser de direita ou de esquerda. Todo mundo parece ter um lado nessa guerra de pensamentos políticos.

Às vezes, no entanto, as coisas do outro lado estão tão claras pra gente apontar na discussão, que nem mesmo dá pra ver se a gente tá defendendo realmente o que acredita. Você pode defender mais valores de esquerda do que acredita, por exemplo.

Antes de você publicar um textão nos comentários de Facebook daquele seu amigo esquerdista, acompanhe alguns dos sinais que a gente separou nessa lista.

1 – Defende liberdades individuais

Nos ideais esquerdistas, o foco da regulamentação está nos fatores econômicos, deixando as liberdades civis pessoais mais abrangentes. As liberdades de expressão, pensamento e religião por exemplo, não são reguladas nesse governo, permitindo que cada um tome os rumos que quiser.

2 – É contra desigualdades sociais

2

As tendências de pensamentos de esquerda acreditam que a integração das minorias faça parte do desenvolvimento da sociedade. Permitir condições equilibradas para todos é o papel do estado, que não pretende discriminar por religião, renda ou culturas.

3 – Acredita em distribuição igualitária de renda

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Os ideais esquerdistas defendam que exista um equilíbrio na distribuição de renda da sociedade. Por acreditar que as diferenças econômicas surjam pela falta de igualdade de oportunidades, procuram balancear do outro lado, para que os pobres tenham suas condições melhoradas.

4 – Quer um emprego público

4

Os pensamentos de direita defendem estado mais enxuto e privatizações de órgãos públicos. É claro que um estado enxuto ainda não é inexistente, mas certamente tem menos oportunidades de cargos públicos, tão sonhados pelos brasileiros, independente do pensamento político.

5 – É contra guerra

5

Por mais que alguns governos esquerdistas sigam uma linha diferente, os ideais de esquerda apontam para diplomacia e pacifismo. Partidos mais conservadores e de direita tem uma tendência maior a apoiar guerras e programas militares.

6 – Quer saúde e educação pública

6

Pensadores de esquerda defendem mais oportunidades e serviços oferecidos pelo governo. Serviços gratuitos de educação e saúde, por exemplo, não costumam estar apresentados dos ideais de direita, que preferem que o setor seja administrado por serviços particulares.

Depois de conferir esses itens será que você percebeu que é mais de esquerda do que pensava? Agora é hora de acalmar os ânimos e não ofender aquele esquerdista que você quase desfez a amizade. Até porque com certeza ele também tem umas ideias de direita e ainda não percebeu, não é mesmo?

 


Mais Curiosidades

Sobre o Autor

Giovanna Campos