A partir de hoje (10), o Windows 7 e 8 deixam de receber o suporte oficial da Microsoft. Assim, essa pode ser uma boa hora para migrar para o Linux ou outra versão do Windows, que ainda receba atualizações para ter um sistema operacional seguro e pronto para as tarefas do cotidiano.
O TecMasters, pensando em ajudar, decidiu listar 5 distribuições Linux que podem substituir o Windows 7 e 8 de forma eficaz e com propostas diferentes. Confira!
Linux Mint
O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu que já está em evidência há bastante tempo. Um dos seus grandes destaques fica por conta de ser leve e vir praticamente pronta para uso com uma boa seleção de aplicativos pré-instalados.
Não apenas isso, a distribuição também vem com diferentes ambientes gráficos para que o usuário possa escolher qual lhe agrada mais.
Manjaro Linux
Apesar de ser baseado no Arch, o Manjaro é uma distribuição que já vem praticamente pronta para uso. A mesma, inclusive, foi testada pelo TecMasters em uma matéria para conferir como o Linux evoluiu ao longo do tempo para rodar jogos.
Além de ser bem otimizada e ter um grande foco na privacidade do usuário, um dos destaques da distribuição fica por conta da sua loja de softwares, que permite obter aplicativos de mais de uma fonte.
Zorin OS
O Zorin OS é uma outra distribuição baseada no Ubuntu, mas que vem com um ambiente gráfico bem parecido com o Windows 7. Apesar de possuir uma versão paga com alguns extras, o seu download pode ser feito de forma gratuita. Um destaque para esta distribuição, inclusive, fica pela mesma vir com o Wine pré-instalado, que permite rodar programas do Windows no sistema do pinguim.
Por sua vez, para quem tem um PC realmente antigo, com mais de 15 anos, o Zorin OS possui uma versão Lite, que pode deixar o PC com uma performance aceitável ao mesmo tempo que utilizável para tarefas importantes.
Solus
A distribuição Linux Solus é destinada para quem está à procura de um sistema operacional praticamente pronto para uso. Além de trazer o LibreOffice integrado, a Solus ainda conta com ferramentas para desenvolvedores e até mesmo para quem trabalha com a produção de conteúdo.
A aparência do sistema lembra levemente o Windows 10, mas se destaca por ser mais minimalista, ou seja, a mesma não traz muitos elementos não essenciais à mostra.
Elementary OS
Para quem quer arriscar um pouco com um visual diferente, o Elementary OS pode ser uma boa opção. O grande destaque desta distribuição Linux fica por conta do seu visual parecido com o MacOS devido a sua dock.
Assim como outras distribuições da lista, o Elementary OS já vem com aplicativos pré-instalados para as principais tarefas e conta com uma loja para que os usuários possam ter mais opções.
Pop!_OS
A última distribuição de nossa lista também é baseada no Ubuntu, mas tem algumas diferenças bem interessantes. Para começar, o sistema vem com um ambiente gráfico próprio, que preza por sua simplicidade ao mesmo tempo em que é moderno e elegante.
Já o seu grande destaque mesmo fica por conta de vir com os drivers da Nvidia pré-instalados e outras ferramentas, como a Steam e o Lutris, para o público gamer.
Créditos: TecMasters