Decoração & Design

5 obras de arte inusitadas feitas de material reciclado

Não é de hoje que a arte se apropria de materiais desprezados pela maioria das pessoas. Praticando a reutilização e exercendo a sensibilidade artística, diversas peças de arte são criadas a partir de simples utensílios.

Não é de hoje que a arte se apropria de materiais desprezados pela maioria das pessoas. Praticando a reutilização e exercendo a sensibilidade artística, diversas peças de arte são criadas a partir de simples utensílios. Conheça cinco exemplos de obras bacanas:

1. Arco Bicicleta feita a partir de uma coleção de bikes quebradas

Imagine um arco feito inteiramente de bike. O trabalho inusitado foi feito pelos designers Mark Grieve e Ilana Spector, que utilizaram muitas bicicletas quebradas na montagem. Só ao olhar já é possível imaginar o trabalho para manter toda a estrutura em pé e sem riscos para as pessoas que passam ao redor.

O conceito criativo veio da ideia de criar uma porta de entrada para a área de estacionamento de bikes. Os veículos foram coletados de organizações sem fins lucrativos que reconstroem bikes para crianças. A instalação foi temporária e as bicicletas foram levadas para reciclagem.  

2. Cachorro com brinquedos infantis

Bem construído, vibrante e trabalhoso. Estas palavras talvez resumam a obra construída pelo escultor britânico Robert Bradford. A partir de pequenos brinquedos quebrados, velhos ou inutilizáveis, ele monta animais, principalmente, cachorros.

O trabalho chama atenção pelas cores vivas e alegres. A reciclagem não era seu propósito principal, mas ele já criou diversas peças com este conceito. A ideia faz parte do projeto Recycled Toy Sculptures, criado em 2004.

4. Artista cria mosaicos utilizando formulários de impostos e lixo eletrônico político

Sandhi Schimmel encontrou um destino interessante para aqueles papeis que acumulamos diariamente. Com velhos formulários de impostos, folders de publicidade, panfletos políticos, cartões de visita e inúmeros outros papeis que recebemos na rua ou pelo correio, faz belos quadros de mosaicos. 

Ela recorta os papeis em pequenos pedaços para colá-los no quadro e formar as figuras. Sandhi cria e recria retratos, sendo muitos deles de personalidades famosas. Ao mesmo tempo ajuda o meio ambiente através da reutilização. O trabalho da artista, que afirma ser fascinada por mosaico, é inspirado na pop art. Para conhecer outros quadros clique aqui.

4. Boneco de neve reciclado

Uma creche canadense, em Ontário, ensinou às crianças a arte do reaproveitamento. Com materiais reciclados do próprio local os pequenos criaram um boneco de “neve” que não derrete. Uma maneira diferente e criativa de ensinar a transformar o que é chamado de lixo: recipientes de plástico, pacotes vazios de suco. O trabalho ficou exposto na cidade durante um tempo.

5. Pessoas de lixo

Bem provocadora é a exposição de mil homens feitos com peças de computador, plásticos e latas de alumínio. O artista HA Schult criou os homens de lixo e leva seu trabalho por todo o mundo para mostrar a quantidade de resíduos gerados pelo ser humano. O trabalho dele é uma das maiores exposições de arte reciclada do mundo.

As peças levam o conceito sustentável através da arte. Estas são apenas algumas maneiras que os artistas encontraram para aplicar a reutilização em seus trabalhos, o que já serve de inspiração. Com informações de Green Diary e Infobarrel.

Redação CicloVivo