Vida Sustentável

5 trilhas subaquáticas para fazer em SP

Aproveite as trilhas ecoturísticas do Parque Estadual Ilha Anchieta, em Ubatuba. As trilhas possuem diferentes níveis de dificuldade, que contemplam pessoas de diversas idades.

Entre 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2015, o Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), em Ubatuba, abre sua temporada de trilhas ecoturísticas. O visitante pode escolher entre cinco modalidades de trilhas sempre com acompanhamento de monitores e duração aproximada de uma hora.

Antes de entrar na água, os visitantes recebem um treinamento sobre técnicas de mergulho, como usar o equipamento e cuidados para evitar impactos ambientais durante a prática do mergulho. Durante o passeio subaquático, os visitantes são estimulados a perceber o ambiente marinho e a sua importância, bem como os impactos que vem sofrendo e medidas para sua conservação.  


Piscina Natural na Praia do Engenho. Foto: Roberto Sakamoto 


Olhar o fundo do mar sem mergulhar também é possível. Foto: Roberto Sakamoto

As trilhas possuem diferentes níveis de dificuldade, que contemplam pessoas de diferentes idades, a partir de 12 anos, e com diferentes níveis de condicionamento, confira a lista abaixo.

– Trilha de mergulho livre: Nado equipado ao longo de 350 m de costão, com paradas nos pontos de treinamento e de interpretação ambiental. Acompanhada por balsa de apoio. Realizada em grupos de quatro pessoas, acompanhadas por dois monitores que também são treinados para salvatagem. Todo o percurso é supervisionado a partir de um bote que permanece estacionado.

-Trilha de mergulho autônomo: Deslocamento ao longo de 150 m com paradas em pontos de interpretação que incluem fundo arenoso e costão, com equipamento completo de mergulho. Apresentação de equipamentos de mergulho autônomo e conhecimentos sobre biologia, ecologia, geologia, utilizações econômicas e impactos causados no costão rochoso e no ambiente marinho. O esquema de segurança inclui também o uso dos equipamentos próprios ao mergulho autônomo (octopus, colete inflável).

– Aquário natural: Nesta atividade, não é preciso mergulhar. O visitante avista os organismos presentes, usando observadores subaquáticos ao invés de máscaras. A visita monitorada é feita em águas abrigadas e protegidas das ondas por uma formação rochosa que forma uma espécie de piscina natural, com profundidade inferior a um metro. Realizada em grupos de até cinco pessoas acompanhadas por um monitor.

 – Trilha Subaquática Fora D'água: Nesta atividade, o visitante conhece a atividade de mergulho e as espécies, sem se molhar. Conduzido numa exposição interativa, o “mergulhador virtual” percorre uma sequência de painéis, reproduzindo as atividades realizadas no mar. A interatividade é garantida por diferentes métodos, entre eles destaca-se uma caixa com maquete de organismos a serem identificados apenas pelo tato.

 – Trilha dos Ecossistemas: Consiste em caminhada terrestre ao longo de 500m cortando região com diversidade de ecossistemas, enfatizando sua formação, evolução e idade geológica, características peculiares e sensibilidade. É enfatizada sua relação com os demais ecossistemas, estimulando a percepção holística do planeta e dos ciclos que o envolvem. Trilha com até cinco pessoas acompanhadas por um monitor.

O parque é uma Unidade de Conservação administrada pela Fundação Florestal, cujas trilhas são realizadas em parceria com o Instituto de Biociências da USP. Todas as atividades são acompanhadas por monitores voluntários, que realizam o módulo prático do curso "Educação Ambiental em Unidades de Conservação Marinha" promovido pela USP.

Como se inscrever:

O ingresso para o Parque Estadual Ilha Anchieta custa R$ 12,00 e a atividade de mergulho é gratuita. Menores de 12 anos e maiores de 60 são isentos do ingresso, assim como grupos de escolas públicas previamente agendadas, moradores de Ubatuba, desde que comprovem a residência e portadores de deficiência. A portaria define ainda o desconto de 50% para estudantes e professores. Os interessados devem se inscrever no próprio local, das 10h às 14h30.