Negócios

5 para exterminar dívidas e iniciar 2017 no azul

Falta pouco para acabar 2016 e você já está desesperado por achar que vai passar a virada endividado? Saiba que dependendo do tamanho de sua dívida, é possível cortar alguns gastos e pagar o que deve, para começar 2017 sem dor de cabeça.

Se este é seu caso, confira nossas dicas e organize suas finanças:

1) Coloque tudo na ponta do lápis

Antes de tomar alguma atitude, sente-se, pegue um papel ou use um aplicativo para smartphone e anote seu orçamento. Você deve anotar tudo que recebe e tudo que precisa pagar, desde contas domésticas à dívidas pessoais, desta forma você vai ter noção de tudo que deve.

Não tenha medo de encarar sua situação de perto. Você tem que encarar a verdade e a situação real para se planejar e liquidá-las de vez.

2) Analise e comece o planejamento

Nesta fase você deve ficar frente a frente com a sua lista e cortar todas despesas desnecessárias. É a hora de ver se você realmente precisa de TV à cabo, tomar café todos os dias perto do trabalho, almoçar fora, entre outros gastos que são possíveis de se cortar.

Você também deve pensar em novas maneiras de se ter renda para ganhar um extra: prestar consultorias, produzir algo a vender, dar aulas particulares, qualquer coisa que tenha afinidade.

Também separe as contas que acumulam mais juros e as coloque como prioridade, para que sejam liquidadas primeiro. Se for renegociar, pense em parcelas que caibam em seu orçamento e olhe a longo prazo.

3) Não faça novas dívidas

Já que vai estar mais organizado, pensa em contrair novas dívidas? Nada disso. Se for comprar algo, pague à vista. Parcelamento estão proibidos, uma vez que a tendência é virar uma bola de neve e sua dívida mensal ficar cada vez mais alta.

4) Aproveite o 13º para pagar contas

Sim, eu sei que você está fazendo planos para o seu 13ª desde o meio do ano. Ao invés de comprar algo novo, use-o para desafogar-se um pouco das contas. Veja qual é a prioridade e a pague com este salário.

Lembra-se que janeiro é o mês de IPTU, IPVA, matrículas, férias? Pois então, se der economize desde já para estas contas, senão, use o 13º ou o dinheiro que juntar com a renda extra.

5) Não pense que presente de Natal é obrigação

O Natal costuma trazer dívidas, pois muita gente tem o hábito de presentear família, outros parentes e amigos. No entanto, lembre-se que isso é mera representação de consideração. Se for presentear os íntimos, escolha algo que caiba em seu bolso. Já os demais irão compreender sua situação e entenderão que esta não é a melhor hora.

Share Button