Negócios

5 gafes imperdoáveis no WhatsApp para um profissional

Hoje em dia as redes sociais não são mais um lugar apenas para se conectar com amigos, mas sim com toda e qualquer pessoa que você venha a conhecer um dia.

E, o comportamento na internet, em sites e apps como Instagram, Facebook e WhatsApp pode contar e muito na imagem profissional.

Embora muita gente já tenha essa consciência, algumas ainda pisam na bola e acabam perdendo grande oportunidades.

O WhatsApp pode ser um grande inimigo dos negócios se usado incorretamente. Isso porque ele é um dos apps mais acessados e basta que alguém tenha seu número de celular para que possa entrar em contato. E aí, pela facilidade em responder, você pode não pensar direito no que diz, ou até mesmo responder em um momento em que estiver alcoolizado na folga, por exemplo.

Confira cinco gafes imperdoáveis no WhatsApp para um profissional:

  1. Mandar piadas, correntes ou opiniões sobre política, futebol e religião

As mensagens alheias ao trabalho não são proibidas, mas antes de enviar certifique-se de que o conteúdo tem a ver com a pessoa, se ela compartilha da mesma opinião ou tem afinidade com o assunto. Você diria isso para ela pessoalmente? Pense duas vezes antes de mandar.

  1. Visualizar e não responder

Este tem sido um grande motivo para brigas entre amigos, imagine entre pessoas que não são íntimas a você?

O WhatsApp notifica a leitura de todas as mensagens através das setinhas na cor azul embaixo da mensagem, o que delata que o conteúdo foi lido. Então, se você prefere ter um tempo para pensar na resposta, desabilite a função que notifica sobre a leitura no WhatsApp. Porém você não saberá mais se suas mensagens foram lidas ou ignoradas.

Se você quiser continuar com a função, a saída é ler a mensagem e responder que em breve retorna com a resposta. É mais educado e mostra algum tipo de atendimento.

  1. Mandar mensagens fora do horário do expediente

Tanto o chefe, quanto o empregado, devem ter reservas ao enviar mensagens em horário fora do expediente. Isso deve acontecer somente se for algo urgente.

A prática pode até mesmo render processo trabalhista, com cobrança de hora extra não remunerada, já que o WhatsApp deixa registros que servem como provas.

  1. Confundir destinatários

Imagine se você manda uma mensagem com conteúdo íntimo ao chefe ou a um cliente? Isso pode acontecer mais fácil do que se imagina, uma vez que com muitas pessoas falando ao mesmo tempo confundir janelas pode acontecer.

Então, preste bastante atenção antes de clicar em enviar mensagem e confira o destinatário ou grupo.

  1. Usar uma foto de perfil inadequada

Se você costuma ter contatos profissionais no WhatsApp, lembre-se de ter uma foto neutra em seu perfil. Ela não precisa ser tão séria quanto a do LinkedIn, por exemplo, mas roupas sensuais, bebidas e festas podem não pegar muito bem aos olhos de um cliente.

Dica Plus: Não use gírias e português incorreto

Se você vai falar com alguém de seu ambiente profissional, evite abreviações, gírias e use do português correto, uma vez que isso irá implicar em seu negócio e na sua credibilidade. Os emoticons também devem ser bem usados, sem intimidades desnecessárias ou algo que possa ser mal interpretado.

Share Button