Negócios

5 coisas que você precisa saber antes de abrir um negócio em containers

Escrito por Vinnícius Lopes

Ser dono do próprio negócio é uma ideia que já passou pela cabeça de boa parte dos brasileiros. Porém, não é novidade que empreender exige muito mais do que coragem e ter uma ideia nas mãos. Mas já imaginou construir uma empresa em containers? Cada vez mais comum, o container marítimo pode ser uma solução criativa para um novo negócio e com um investimento e custos relativamente baixos. Pensando nisso, o gerente técnico e de projetos da Delta Containers, Pablo Castilho, reuniu algumas dúvidas mais frequentes das pessoas que almejam abrir uma empresa com a estrutura. Confira!

1. Tamanho mínimo do terreno

Para a construção do seu empreendimento, o terreno necessita de um tamanho mínimo. Para o container de seis metros, por exemplo, a área deve ter no mínimo oito metros de largura ou profundidade. Para saber a medida exata é necessário ver o recuo exigido para cada terreno. Para o container de 12 metros é preciso considerar como medida mínima 14 metros. O terreno não necessita ser plano, mas o container deverá estar apoiado sobre quatro pontos de apoio nivelados entre si.

2. Aprovação do projeto na Prefeitura

Segundo o gerente técnico e de projetos da Delta Containers, Pablo Castilho, os trâmites de aprovação são os mesmos daqueles para qualquer outro comércio. O material que será usado deve sempre ser tratado como sendo uma estrutura metálica.

3. Containers recomendados para construção

Normalmente os containers Dry de 40 pés (12 metros) são os mais recomendados para a construção de um negócio. Conhecidos como high cube, contam com a estrutura semelhante ao container padrão, porém possuem uma altura útil maior e proporcionalmente são mais baratos se comparados com os containers de seis metros.

4. É necessário colocar isolamento térmico no container?

Sim, sempre. O aço é um material que conduz muito calor, por isso a importância de ter isolamento térmico e elétrico. Hoje, a maioria dos revestimentos térmicos da Delta Containers são feitos com poliuretano expandido, melhor isolante térmico disponível no mercado. Com o revestimento, você terá um empreendimento mais agradável em termos de temperatura comparado com a construção em alvenaria.

5. Já tenho um projeto de negócio em containers e agora o que fazer?

Seu projeto em containers já está pronto e agora é hora da execução. Primeiramente, a Delta Containers visita o local do empreendimento para ver se os containers podem ser fisicamente colocados no espaço. “Verificamos também se existem empecilhos como árvores, cabos elétricos e outras variáveis. A próxima etapa é o orçamento do seu negócio. Este estando aprovado, iniciamos as transformações”, explica Pablo Castilho.

Share Button

Sobre o Autor

Vinnícius Lopes