PET

5 animais sagrados

Escrito por Escobar Dog

Uma das principais lições que aprendemos quando estamos viajando é que os pontos de vista mudam completamente de acordo com o local onde nascemos ou fomos criados. Alguns animais são considerados sagrados em certos países, mas não em outros. No artigo de hoje, você conhecerá alguns desses animais sagrados.

Quais animais sagrados existem?

A crença de que os animais são seres sagrados data de muito tempo atrás. As antigas civilizações davam características divinas às espécies com as quais conviviam. Em torno desses bichos, existem muitas lendas e mitos. Alguns dos maiores exemplos são:

1. Elefante (Tailândia)

Trata-se do símbolo nacional – sua silhueta estampa a bandeira do país desde 1917 – e um animal muito ligado à história e cultura deste país do sudeste asiático. O elefante branco é o mais sagrado para os tailandeses. Esse grande mamífero é venerado pela população há mais de 5 mil anos, sendo ligado à realeza e à prosperidade.

Atualmente, o elefante asiático – que pode ser visto na foto que abre este artigo – está em perigo de extinção por causa da caça, do desmatamento das florestas nativas e do seu uso no turismo. A boa notícia é que existem vários santuários onde eles podem ser vistos sem correr perigo.

2. Vaca (Índia)

Uma das imagens mais curiosas da Índia é ver vacas andando livremente pelas ruas e entre os mercados. Os indianos não se incomodam com essas cenas e chegam a cuidar mais das vacas que dos próprios filhos. Um indiano jamais comerá um pedaço de carne de vaca, mesmo que esteja morrendo de fome, algo bastante comum nessas terras.

A vaca é um animal sagrado para o hinduísmo e se relaciona ao símbolo da vida. A religião também conta com uma festa anual em que esses mamíferos são banhados e decorados nos templos. Na antiga Índia, só eram sacrificadas as vacas que não produziam leite.

3. Jaguar (México)

Na cultura mesoamericana, existem três animais sagrados e que podem ser vistos nos templos astecas: a serpente, a águia e o jaguar. A primeira é relacionada com a fertilidade, o segundo com os guerreiros e o terceiro com as montanhas, a força e o poder.

5 animais sagrados

Dentro da cosmovisão dessa civilização, o jaguar também está relacionado com a noite e a escuridão – graças aos hábitos noturnos do animal – e ao amor maternal – por causa dos laços afetivos da fêmea com os filhotes. Esse carnívoro de bela pelagem é muito temido no México, não só por ser bastante agressivo, mas também por causa de seus supostos poderes.

4. Tigre (China)

Além de estar presente no horóscopo chinês, o tigre é um dos poderosos quatro deuses celestiais dessa cultura, junto com a tartaruga, o dragão e a fênix. Seu nome é Byakko e é o guardião dos ensinamentos da humanidade, rei de todos os animais e senhor das montanhas.

5 animais sagrados

Além disso, o tigre tem o metal como elemento, a justiça como virtude e o outono como estação. Em alguns casos, está relacionado com a guerra, sendo utilizado como símbolo pelos exércitos que defendiam os imperadores.

5. Javali (Norte da Europa)

Era um dos animais sagrados para os celtas, representando a coragem, a força, a profecia e a magia. Também era venerado na Europa Ocidental e usado como símbolo de proteção e saúde. Era oferecido em festas aos guerreiros antes de saírem para guerrear.

5 animais sagrados

Se o javali fosse uma fêmea, era ligado à sensualidade, sendo a “mascote” das feiticeiras. Também simbolizada a deusa Arduinna, caçadora e antecessora da Diana romana. Em alguns países do norte da Europa, é possível conseguir amuletos e totens de javali para usar em casa ou entre as roupas.

 


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog