PET

4 mitos comuns relacionados ao comportamento dos cães

Escrito por Escobar Dog

Hoje os tutores de animais de estimação estão mais preocupados em buscar informações sobre o comportamento dos cães e dicas para criar seus pets da melhor forma possível.

A internet é uma ótima ferramenta de pesquisa e conta com muitas informações verdadeiras e interessantes, mas através dela também são difundidos diversas inverdades e mitos que as pessoas acabam acreditando.

Pensando nisso, hoje nós vamos te contar os mitos mais comuns em relação ao comportamento dos cães que são espalhados por aí:

(Foto: Reprodução / Annette Shaff / Shutterstock)

1 – Cachorros mais velhos não conseguem aprender coisas novas

Falso! Quando bem treinados, cães de todas as idades podem aprender coisas e truques novos sim. Quando o animal está mentalmente e fisicamente saudável e recebe a motivação adequada, ele é capaz de aprender muitas coisas. Dificilmente a idade será um fator que irá atrapalhar o aprendizado.

2 – Deixar o cachorro subir na cama e no sofá ele vai se sentir o dono da casa

Falso! Os cães gostam de subir na cama e no sofá por, principalmente, dois motivos: para ficarem mais confortáveis e mais pertinho de seus tutores, visto que quando estão em casa os humanos costumam passar bastante tempo no sofá e na cama.

(Foto: Reprodução / Shutterstock)

Em alguns casos muito raros, os cães podem ter um lugar preferido no sofá e ficarem bravos quando alguém se senta ali.

Porém, na grande maioria dos casos, a liberdade de poderem ficar no sofá e na cama não torna os animais os líderes da matilha, ou donos da casa.

3 – Deixe cães briguentos brigarem

(Foto: Reprodução / Cesar’s Way)

Falso! Você não deve se meter em uma briga de cães, pois pode acabar se machucando, mas não é verdade que se deve deixar cachorros brigando. Existem algumas táticas para tentar acabar com a briga, como jogando águas nos animais, fazer algum barulho muito alto, chamar os cães ou oferecer algum petisco.

Se os animais que brigaram convivem muito ou moram juntos, é importante buscar uma forma de evitar futuras brigas. Pedir ajuda para um adestrador é uma ótima dica.

4 – Cães só ficam felizes quando correm sem coleira

(Foto: Reprodução / Dr. Sophia Yin)

Falso! O uso da coleira é muito importante para a segurança do animal e os cães podem seguir muito felizes, mesmo usando coleiras em seus passeios, é só fazer com que ele se acostume ao acessório.

Se você quiser dar uma certa liberdade para o cão, se certifique de que o local onde vai deixá-lo correr sem coleira é seguro e não existe perigo de o pet fugir e ir parar na rua.

Para maiores informações sobre como agir de forma correta em qualquer um desses casos, o ideal é conversar com um médico veterinário e um adestrador. Só eles poderão dar dicas sobre o que fazer e como ajudar seu pet.

Fonte: Vetstreet


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog