Você se preparou para vender no Natal, Ano Novo e festas de fim de ano, mas a saída não foi a esperada e a sobra no estoque foi grande?
Confira agora quatro dicas para se livrar do estoque de 2016:
Balanço
O primeiro passo é fazer o inventário dos produtos. Isso é comum nas grandes empresas, mas ainda fica a desejar nas pequenas. Verifique todos os produtos, se há baixas ou algo danificado e levante o que realmente tem.
Promoção
Janeiro é o mês da promoção e os consumidores já esperam por isso. Veja o que pode colocar na promoção, se possível, use e abuse dos “2 pelo preço de 1” ou “descontos de 50% na segunda unidade ou outro produto”.
Posicionamento
Coloque seu produto onde as pessoas vejam. Não adianta reclamar que ele não vende se está no fundo da loja, escondido. Use a criatividade e coloque ele em destaque e posicionado por onde passa seu público-alvo.
Equipe
Tenha um diálogo franco e aberto com os funcionários, dando um panorama de vendas durante o final do ano, apontando as deficiências nas vendas e produtos que estão encalhados. Ouça suas opiniões e trace junto a eles uma estratégia para vender mais.
Divulgação
Não adianta fazer promoção se os clientes não souberem. Use e abuse das redes sociais, fazendo artes chamativas. Decore a loja de forma a destacar as ofertas. Se tiver cadastro do celular dos clientes, dispare SMS’s.