Negócios

4 dicas para começar 2017 no azul

O fim do ano costuma ser uma época difícil para empreendedores, uma vez que é necessário pagar taxas extras aos funcionários, presentes e festas de final de ano, e muitas vezes uma queda nas vendas de serviços, caso não atue no varejo.

Se você chegou em dezembro apertado com as contas, temos cinco dicas para que comece 2017 com o pé direito. Confira:

  1. Faça uma retrospectiva

    Se você esteve no vermelho o ano todo, não é em dezembro que a situação iria melhorar. Mas, como se diz, é preciso aprender com os erros. Olhe suas contas, gastos e compras ao longo do ano e analise o que fez de errado, como poderia fazer melhor e o que não funcionou na prática e precisa ser descontinuado.

2. Reduza despesas

Agora que já analisou as contas da empresa, reduza tudo que for possível, corte o que não precisa e negocie melhores preços com fornecedores. Não tenha medo de ser transparente com eles, mostre a real situação e seja claro com o que precisa para continuar comprando.

3. Atente-se aos funcionários e processos

Depois de reduzir os custos nas contas, olhe com esta visão para o negócio como um todo e seus funcionários. Veja se os processos estão funcionando em capacidade máxima, se todos os cargos são necessários ou se alguém precisa ser remanejado para ajudar em outro setor em que seja mais útil.

4. Planeje-se para 2017

Analisando o ano que passou, fica mais fácil planejar o seguinte. Então, se prepare para o ano que vem, trace metas com base na realidade que viu e organize-se para começar com o pé direito.

Share Button