PET

3 formas de ajudar o seu cachorro idoso a ficar mais confortável

Escrito por Escobar Dog

Quando a velhice chega, tudo fica mais complicado, a saúde fica mais frágil, as articulações ficam doloridas, a energia cai. Se para os humanos, que conseguem informar o que estão sentindo, é difícil, para os cães pode ser mais ainda, pois eles não conseguem falar e nem têm essa noção de que estão ficando mais velhos.

Nós já falamos sobre os vários problemas de saúde que podem afetar os cães à medida que eles vão envelhecendo e formas de tentar amenizar seus sintomas.

(Foto: Reprodução / Petbucket)

Porém, existem também algumas outras condições que podem incomodar e atrapalhar o bem-estar dos animais idosos, mas nós podemos ajudar de alguma forma. Confira como:

1 – Sem excesso de brincadeiras

Além das dores nas articulações, os cães idosos também podem ficar cansados mais fácil e mais rápido. Perceba essa condição do seu animal e evite exagerar nas brincadeiras e corridas.

Troque a brincadeira de jogar a bolinha para o cachorro buscar por repetidas vezes por caminhadas. Levar seu pet para fazer uma caminhada tranquila diariamente vai trazer mais benefícios do que fazê-lo correr uma vez na semana até se cansar.

Se seu animal apresentar indisposição e mais cansaço, converse com o veterinário para que ele possa lhe indicar a melhor forma de exercitar seu cão.

(Foto: Reprodução / Imgur)

2 – Aproveite mais tempo de qualidade com seu cão

Cachorros adoram ficar com seus tutores, quanto mais tempo melhor, mesmo que seja ficar deitado no sofá fazendo nada, ou ganhando bastante carinho.

Infelizmente, os cachorros vivem por muito menos tempo do que gostaríamos, e quando eles ficam idosos e debilitados, já é um sinal de alerta. Então, aproveite o máximo de tempo possível para ficar juntinho do seu cãozinho e dar bastante amor e carinho para ele. Isso vai deixar seu bichinho muito feliz.

(Foto: Reprodução / Erikblog)

3 – Mais conforto

Aproveite essa fase para mimar o seu cachorro e lhe dê de presente uma cama maior e mais acolchoada e aconchegante. Lembre-se de que ele vai passar mais tempo deitado e dormindo e ter uma cama gostosa e vai deixá-lo mais confortável.

Para quem vive em lugares frios ou usa bastante ar-condicionado, é indicado prestar mais atenção nos pets, pois quando estão mais velhos, os cachorros podem ter mais dificuldade em manter a temperatura corporal. O problema pode afetar ainda mais os cães mais magros, os de pelos curtos e os de pequeno porte. Roupas de cachorro podem ajudar a esquentar os pets, além de deixar os peludos ainda mais lindinhos.

Se o seu cachorro tem permissão para subir no sofá e na cama, uma boa dica é ter escadas ou rampas próprias para animais para que eles não precisem pular. Isso vai evitar que eles acabem se machucando ao tentar ficar pertinho do tutor.

(Foto: Reprodução / Pinterest)

É claro que, além disso tudo, é extremamente importante que o animal seja levado para consultas e faça exames regularmente para manter a saúde em dia. É importante lembrar que cães idosos devem receber um cuidado especial e qualquer pequena mudança de comportamento merece atenção.

Cães idosos geralmente já apresentam problemas de saúde, então, os tutores devem ficar de olho para que tudo se mantenha sob controle e para que novas doenças não sejam descobertas apenas em estágios mais avançados

Fonte: Vetstreet


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog