Curiosidades

24 coisas que são completamente bizarras e você nunca tinha percebido

Na correria do dia a dia acabamos nos desligando de detalhes que, para nossa própria segurança, são altamente importantes. Claro que, se pararmos para pensar sobre esses assuntos a todo momento, teremos de parar de viver, ou melhor, viver dentro de uma bolha de proteção, para que nada possa nos atingir. O que, na realidade, nem seria tão eficaz, se pensarmos que nosso organismo pode, de repente, se voltar contra nós. Ou sobre bactérias, vírus, e tantas outras coisas que podem ser transmitidas pelo ar.

Sobre isso, nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos, selecionamos uma listinha com 24 coisas que são completamente bizarras e você nunca tinha percebido. Talvez, assim, “logo de cara” você não ache tão bizarro. Mas, pare para refletir sobre essas coisas e acontecimentos. Como é possível que aconteçam? Por quê? O que isso quer dizer? O que podemos fazer a respeito?

É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina àqueles que se identificarem. Confira:

1 – Aneurisma

Até a pessoa mais saudável, no auge de seus 20 anos, pode morrer em segundos por causa de um aneurisma. Sinta-se agradecido por ter acordado hoje.

2 – Resistência a antibióticos

02

Se o seu médico lhe diz para continuar a tomar os antibióticos, simplesmente termine. Mesmo que você já se sinta melhor. Se você não fizer isso, as bactérias restantes irão desenvolver imunidade.

3 – Delta P

Peak Performance Buoyancy

Essa é a diferença de pressão entre dois corpos de água (esgotos no fundo de torres de água, etc.). Eles podem ser extremamente perigosos para mergulhadores, porque podem sugá-los de repente, caso ocorra um vazamento. Fazendo com que o mergulhador se afogue.

4 – Insônia familiar fatal

04

As pessoas com essa doença perdem a capacidade de dormir. Não existe cura e, a maioria dos pacientes morrem no prazo de 18 meses.

5 – Tempo

05

Quanto mais você precisa, menos você tem. Quanto menos você quer, mais se tem. Algo que não temos qualquer controle. Pelo contrário, que nos controla.

6 – Peixe vampiro

06

Nunca faça xixi no rio Amazonas. Caso você faça, o “peixe vampiro” (candiru) pode acabar indo parar na sua bexiga.

7 – Amoebas que comem seu cérebro

07

Essas amoebas comedoras de cérebro são chamadas Naegleria Fowleri, e vivem em água doce.

8 – Planta suicida

08

Também conhecida como Dendrocnide Moroides, apenas encostar nessa planta causa tanta dor que as pessoas dizem querer se matar. Não apenas humanos, animais que encostam nela também tentam se matar.

9 – Lulas gigantes

09

Elas possuem olhos do tamanho de bolas de basquete, podendo ser maiores que um ônibus convencional.

10 – Poder

10

De acordo com estudos recentes, qualquer nível de poder dado a uma pessoa diminui sua capacidade de empatia. Quanto mais poder, menos empática ela será.

11 – Fendas de gelo

11

Num segundo você está ali, no outro não mais. Na maioria das vezes, essas fendas são cobertas de neve, tornando-se uma espécie de “buracos de neve”.

12 – Fundo do mar

12

Existem algumas coisas bem bizarras no fundo do mar. Alguns animais como tamboril, tubarão-duende… Confira nossa matéria sobre curiosidades horríveis que vão te deixar com muito medo do mar, para saber um pouco mais.

13 – Super Vulcões

13

O Yellowstone, na verdade, é um vulcão grande o suficiente para destruir praticamente tudo na Terra.

14 – Dimetilmercúrio

14

Uma neurotoxina que parou de ser utilizada em pesquisas científicas por ser altamente perigosa. Uma dose de 1mL é suficiente para matar uma pessoa. Além disso, atravessa rapidamente látex, neoprene, pvc e a pele.

15 – Asteróides

15

Se você soubesse quantos “quase” acidentes a Terra já passou, provavelmente, essas “pedrinhas” iriam te assustar muito mais do que realmente o fazem.

16 – Condição 1, de tempo, na Antártica

17

Quando o tempo está em “condição 1”, isso quer dizer que você pode fazer absolutamente nada. Deve permanecer em casa, à salvo. A visibilidade é praticamente 0, além do que, você iria congelar em minutos. Para você ter uma ideia, muitas vezes, as paredes das estações de pesquisa da Antártica congelam.

17 – Parasitas

16

Você não vai se tornar apenas o jantar deles, também se tornará sua casa, bem aconchegante. Normalmente, são contraídos por água contaminada, mal cozimento ou carnes estragadas, além de agentes de transmissão, como mosquitos.

18 – Colheita de órgãos

18

É aterrorizante pensar que muitos pais vendem seus filhos para conseguir dinheiro por seus órgãos.

19 – Raiva

19

Com exceção de algumas pessoas (depois de 2004), absolutamente ninguém na história do mundo, sobreviveu à raiva, sem vacina. Ninguém! Observação importante: em 2004, fora desenvolvido o Protocolo de Milwaukee. Os pacientes que sobreviveram foram tratados com esse protocolo. Porém, ainda existem controvérsias sobre a eficácia desse tratamento.

20 – Ogivas nucleares

20

Elas ficaram muito maiores desde Hiroshima e Nagasaki. Como se não fosse ruim o suficiente, estima-se que aproximadamente nove países possuem, ao todo, 15 mil armas nucleares. Se pensarmos que uma é o suficiente para destruir o planeta, chega a dar uma arrepiada na espinha.

21 – Alzheimer

Losing Brain Function

Talvez, pior do que ter a doença é estar ao lado, diariamente, de quem a tem. Assistir o definhar da mente humana, com certeza, é uma das piores torturas psicológicas que poderiam existir.

22 – Síndrome de encarceramento

22

Imagine estar preso dentro de seu próprio corpo, totalmente consciente mas, incapaz de se mover. Um condição médica verdadeiramente assustadora que, geralmente, é causada por acidentes vasculares cerebrais. A pessoa está completamente lúcida mas está limitado ao movimento dos olhos.

23 – Hogweed

23

É uma planta que, ao tocá-la, causa queimaduras de terceiro grau.

24 – Pés de elefante

24

Não, não é um pé de elefante de verdade. Estamos falando de um fluxo de lava radioativa do reator de Chernobyl. É do formato de uma pata de elefante e, apenas olhar para ele, pode te matar, devido a alta radiação. A maioria das imagens que existem foram registradas por robôs.

Então pessoal, o que acharam dessa lista? Parecem coisas simples, mas quando paramos para analisar e pensar sobre esses assuntos podemos ver o quanto somos frágeis. Sabem de mais algum item que poderia ser inserido nessa lista? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!


Mais Curiosidades