No último domingo (20) uma praia isolada na região sul da Nova Zelândia amanheceu com um grupo de 107 baleias-piloto encalhadas próximo à areia. Os animais foram avistados por turistas que passavam próximo à região e informaram as autoridades locais.
Quando os especialistas do Ministério de Proteção do Meio Ambiente na Nova Zelândia chegaram ao local, uma área isolada em Stewart Island, a maior parte dos cetáceos já estava morta. Das 107 baleias apenas 48 ainda estavam vivas quando o socorro chegou, mas elas tiveram que ser sacrificadas, pois não suportariam as condições térmicas até conseguirem chegar a alto mar.
“Compreendemos rapidamente que seriam necessárias pelo menos dez a 12 horas antes de poder iniciar as tentativas de levá-las ao mar, mas com o sol e o calor muitas morreram antes”. Essa foi a explicação dada pelo Ministério neozelandês à imprensa local.
Os cientistas e pesquisadores não têm uma explicação que defina a causa do encalhamento na região. Esse é o segundo desastre deste tipo, com baleias da mesma espécie na Nova Zelândia. No início do mês 82 baleias-piloto encalharam em Golden Bay, ao sul do país.
Como a área em que os mamíferos gigantes foram encontrados é muito deserta, eles serão deixados onde estão para se decomporem naturalmente. Com informações do Portal Terra.
Redação CicloVivo