Geek

Google comemora 69º aniversário de Gilbert Baker, criador da bandeira símbolo do orgulho Gay

Escrito por Paulo Carmino
[ad_1]

O Google homenageia nesta sexta-feira (02), Gilbert Baker, o criador da bandeira de arco-íris, símbolo do Orgulho Gay.

Quem foi Gilbert Baker?

Gilbert Baker criou a bandeira do arco-íris, símbolo do movimento gay, lésbico, bissexual e transgênero em junho de 1978. Seu trabalho como um vexillographer (fabricante de bandeiras) abrange 30 anos e inclui dois recordes mundiais. A bandeira do arco-íris é um fenômeno internacional, com milhões de pessoas em toda parte abraçando-a como uma ação de visibilidade. No Brasil, essa visibilidade é maior em atos como a Parada Gay.

Gilbert Baker
Imagem: Reprodução –
Guia da Semana. “Parada Gay” na cidade de São Paulo exige bandeira com símbolo do orgulho Gay.

Leia também: Você conhece o Museu de Memes?

Baker, nascido em Kansas no ano de 1951, serviu ao exército dos EUA entre 1970 e 1972, que o estacionava em São Francisco apenas no início do movimento de libertação gay. A história de seu soldado é contada no livro de Randy Shilts, chamado de “Conduta Imprópria”. Depois de ser honrosamente dispensado, Baker ficou em San Francisco e aprendeu a costurar.

Baker ministrou discursos e palestras sobre a bandeira e história LGBT nas grandes e pequenas em todo o mundo. Sua mensagem é sobre os direitos humanos. Ele escreveu uma biografia inédita sobre sua vida como o criador da bandeira – uma história que ele dizia estar inacabada.

Gilbert Baker vivia na cidade de Nova York e faleceu no dia 31 de Março de 2017.

Doodle do Google e página personalizada homenageia Beker

Ao acessar a página inicial do buscador mais popular do mundo, é possível encontrar um Doodle com cores que representem a bandeira LGBT. Ao clicar, você vai para uma página especial sobre pesquisas relacionadas a Gilbert Baker, além de muitas cores que completam a página em memória do idealizador da bandeira.

Gilbert Baker
Imagem: Reprodução Google – Além de Doodle, Google também celebra aniversário de Gilbert Baker com página de pesquisa personalizada.
Demonstre uma reação nesta publicação

Curtir
Amei
Haha
Uau
Triste
Grr

[ad_2]

Sobre o Autor

Paulo Carmino