Ícone do site MercadoETC

Drogasil aposta em mini-usinas solares próprias para abastecer lojas

Através da implantação de sistemas individuais de produção de energia solar, a rede de farmácias Raia Drogasil conseguiu garantir 50% de sua energia de forma renovável. O investimento, com estrutura aplicada a 11 lojas no estado de Minas Gerais, ainda garantiu economia de R$ 69 mil.

Para o projeto, a rede contou com o apoio da empresa Axis Renováveis, responsável pela locação das usinas solares fotovoltaicas instaladas em seis lojas da Droga Raia e cinco unidades da Drogasil nas cidades de Belo Horizonte e Uberlândia.

Para o diretor de Engenharia e Manutenção da Raia Drogasil, Milton Alvim, a utilização de energia solar está alinhada aos pilares de inovação e sustentabilidade da empresa. “Nosso objetivo vai além da redução de custos, queremos também diminuir tudo aquilo que impacta o meio ambiente. Hoje, nossas lojas são consideradas pelos clientes como um ambiente de saúde e bem-estar. Essa ação se enquadra totalmente nesse pensamento”, afirma o executivo.

Os sócios da Axis Renováveis, Rodrigo Marcolino e Luiz Pacheco, afirmam que, ao fim de 12 anos, prazo total do contrato firmado entre as empresas, a expectativa é de uma economia de cerca de R$ 850 mil. “Com 223 kWp de potência, o suficiente para abastecer aproximadamente 158 residências por mês, o parque terá capacidade mensal de produção de 27.836 kWh de energia, evitando a emissão de 47 toneladas de CO2 na atmosfera por ano. É o equivalente ao plantio de 1.217 árvores por ano”, detalha Rodrigo.

Foto: Divulgação

“O sistema instalado nas 11 lojas da Droga Raia e Drogasil utiliza 878 placas fotovoltaicas, ocupando 1.358 metros quadrados em suas coberturas. As placas estão estrategicamente dispostas para receber maior incidência de luz solar ao longo do dia, aproveitando assim o máximo da sua capacidade de produção”, explica Luiz Pacheco. A meta da Raia Drogasil em parceria com a Axis é estender essa iniciativa para outras lojas da rede que possam receber as usinas fotovoltaicas.

Otimização de Fluxo

A rede também instalou aparelhos de otimização de fluxo de corrente elétrica em 700 lojas. O equipamento foi colocado em paralelo ao sistema elétrico, e seu princípio se baseia na formação de ondas eletromagnéticas que influenciam positivamente na eficiência da condução de corrente elétrica. O resultado foi uma redução de até 14% no consumo de energia nos últimos oito meses.

 

(0)

Sair da versão mobile