.ETC»Entretenimento»Documentário “Naza” sobre Gaza chega ao Brasil no dia 1º de outubro

Documentário “Naza” sobre Gaza chega ao Brasil no dia 1º de outubro

O filme traz uma análise profunda dos impactos das operações militares em Gaza, revelando a realidade por trás dos números e das estratégias de combate.

Resumir com:
Compartilhar:
Documentário "Naza" sobre Gaza chega ao Brasil no dia 1º de outubro

O documentário “Naza”, que explora os ataques e operações militares de Israel na Faixa de Gaza, chega aos cinemas brasileiros no dia 1º de outubro. A obra, dos cineastas israelenses Rachel Szor e Yuval Abraham, foi bem recebida no 83º Festival de Cinema de Veneza, onde recebeu 25 minutos de aplausos e conquistou o Prêmio Especial do Júri.

A produção é resultado de uma investigação de três anos sobre os métodos utilizados pelas forças israelenses em operações militares em Gaza. O documentário reúne 24 depoimentos anônimos de militares e integrantes da inteligência israelense, filmados à noite nos telhados de Tel Aviv. Ele se propõe a revelar os mecanismos por trás do “extermínio em massa calculado” de civis palestinos na região.

Além disso, o documentário é produzido por Jonathan Glazer, conhecido por seu trabalho em filmes fora do eixo tradicional de Hollywood, incluindo o drama sobre o Holocausto “Zona de Interesse”, que recebeu o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024.

O título “Naza” se refere a um eufemismo usado pelos serviços de inteligência de Israel para descrever o número de civis que podem morrer em um bombardeio, originado da sigla ‘Nezek Agavi’, que significa “dano colateral”.

Distribuído pela Vitrine Filmes, o documentário promete impactar o público ao trazer uma perspectiva intensa e crítica sobre o conflito em Gaza.

Priscila Campos

Equipe Editorial

Priscila Campos acompanha temas ligados a marketing, consumo, negócios digitais e tendências de mercado. No Mercado ETC, escreve sobre assuntos que impactam marcas, empresas e consumidores.

TecnologiaNegóciosMarketingAutosConsumo e Sustentabilidade