Ícone do site MercadoETC

Dermatite atópica e dermatite seborreica: principais diferenças

Ambas as dermatites – tanto a atópica quanto a seborreica, podem surgir das questões do estresse, alimentação, assim como influência genética. As dermatites, como um todo, estão entre as 5 doenças mais comuns da pele. Mas, para muitas pessoas, ainda é difícil diferenciar a dermatite atópica da dermatite seborreica, mesmo elas sendo tão comuns.

Para te ajudar nessa diferenciação, trouxemos um texto que vai clarear mais as coisas, trazendo mais detalhes acerca dessas duas dermatites, e como diferenciá-las, quer seja em sintomas ou causas.

Lembrando que além dessas duas, ainda existem uma série de outras dermatites, que também podem ser confundidas com questões como a Psoríase e assim por diante. Portanto, muita atenção e cuidado com a saúde de sua pele.

Diferenciando as dermatites atópica e seborreica

Primeiro falemos sobre a dermatite atópica:

Agora, falando sobre a dermatite seborreica:

Pelas descrições específicas e reduzidas acima, deu para notar que existem vastas diferenças entre ambas as dermatites, certo? Além de suas manifestações, também notamos grandes diferenças na forma como as doenças podem ser tratadas, ou mesmo o que as causa.

Portanto, pela breve leitura, já é possível notar e diferenciar se você possui uma ou outra das doenças. De toda forma, é recomendável entrar em contato com um profissional da área de dermatologia para que seja possível a emissão de um diagnóstico claro e específico.

Dessa forma, terá a certeza de estar usando a medicação certa para a sua dermatite, assim como, saberá que não corre riscos da dermatite se alastrar mais e trazer problemas para a saúde, além dos já causados.

Todo o cuidado possível com as dermatites

Se caracterizando por uma reação na pele, as dermatites costumam incomodar bastante, mas não parecem trazer nenhum tipo de consequência grande ao primeiro olhar, a não ser o incômodo inicial.

O ponto é que, deixar a dermatite sem cuidados, e desenvolvendo-se, pode progredir para uma maior sensibilização da pele, podendo inclusive passar a gerar uma alergia mais intensa, ou deixar marcas na pele, mesmo depois que a condição é tratada. Por conta disso, recomendamos sempre que a procura por um dermatologista seja a mais rápida possível.

Sair da versão mobile