Decoração & Design

Comunidade carente de Natal terá ginásio assinado por grandes arquitetos

Um ginásio poliesportivo projetado pelo renomado escritório de arquitetura Herzog & de Meuron será construído na comunidade carente de Mãe Luíza, em Natal. O intuito é desenvolver o bairro investindo nos jovens.

Um ginásio poliesportivo projetado pelo renomado escritório de arquitetura Herzog & de Meuron será construído na comunidade carente de Mãe Luíza, em Natal. O intuito é desenvolver o bairro investindo nos jovens.

O escritório, que tem sede na Suíça, é mundialmente conhecido por ser o responsável pelas construções do Estádio Nacional de Pequim – também conhecido como Ninho do Pássaro, e da Alianz Arena, em Munique.

Os arquitetos chegaram até Natal através de uma parceria entre a Fundação Ameropa e o Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição, fundado em 1982, na comunidade de Mãe Luíza.

O bairro é formado por pessoas de baixa renda e conta com poucos investimentos públicos e privados. O Ginásio Poliesportivo Mãe Luiza servirá como um equipamento social da região e atenderá aos jovens nas áreas da cultura, esporte, lazer e profissionalização.

O ginásio é um projeto diferenciado deste seu plano diretor, pois ele vai criar um novo espaço público, incluindo uma quadra poliesportiva com 350 assentos, bem como um conjunto de espaços multifuncionais para os moradores da região.

O ponto de partida do projeto é a estrutura existente do antigo ginásio, que apesar de ter sido feita em concreto, não possuía cobertura nem paredes. Para preservar o caráter do bairro, a geometria existente foi mantida, acomodando a altura desejada para esportes e, ao mesmo tempo, cumprindo as leis de zoneamento urbano da região.

A composição dos elementos básicos do edifício – cobertura, piso e parede – juntamente com aberturas cuidadosamente controladas, criam um edifício totalmente permeável, naturalmente condicionado, que transforma e redireciona o impacto do seu ambiente natural e urbano para criar um pavilhão esportivo confortável tanto para a escola como para a vizinhança. A construção também representa um novo centro público para os habitantes de Mãe Luiza.

A obra será custeada pela Fundação Ameropa, com acompanhamento de profissionais do departamento de arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Mayra Rosa – Redação CicloVivo