.ETC»Tecnologia»Ciclovias e parques de São Paulo promovem aumento na prática de ciclismo

Ciclovias e parques de São Paulo promovem aumento na prática de ciclismo

Resumir com:
Compartilhar:
Ciclovias e parques de São Paulo promovem aumento na prática de ciclismo

A ampliação de ciclovias e espaços públicos em São Paulo está promovendo um aumento significativo na prática de atividades físicas da população. Um estudo recente analisou o comportamento de 1,5 mil moradores da cidade entre 2014 e 2024 e evidenciou que a proximidade de ciclovias, situadas a menos de 500 metros de casa, foi crucial para incentivar o uso de bicicletas entre os paulistanos.

Alex Florindo, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, que coordenou a pesquisa, exemplifica esse fenômeno como um “experimento natural” que demonstra como a reformulação urbana pode estimular deslocamentos mais ativos. A pesquisa, apoiada pela FAPESP, revelou em um artigo publicado no Journal of Transport & Health que a oferta de espaços públicos tem um impacto direto na saúde coletiva.

Entre 2014 e 2024, a malha cicloviária de São Paulo mais que triplicou, aumentando de 242 km para 743 km, além da adição de 15 novos parques. Os pesquisadores observaram que a disponibilidade desses locais públicos não apenas incentivou o ciclismo, mas teve consequências positivas para a saúde, já que a prática regular de atividades físicas está associada à redução de doenças cardiovasculares, câncer e a uma melhora na saúde mental.

A integração de ciclovias no planejamento urbano vai além de um simples mecanismo logístico; trata-se de uma estratégia de saúde pública. O estudo aponta que essas intervenções urbanas são vitais para diminuir a dependência de veículos, reduzir a poluição do ar e mitigar acidentes de trânsito, integrando também esforços para enfrentar as mudanças climáticas.

A pesquisa, baseada em entrevistas presenciais e telefônicas, coletou informações sobre a atividade física dos ciclistas, monitorando aqueles que pedalavam por pelo menos dez minutos diariamente, além das condições de saúde relatadas. Os dados foram confrontados com a acessibilidade a espaços públicos abertos em um raio de 500 metros das residências dos participantes, utilizando informações da plataforma Geosampa.

As ciclovias mostraram um crescimento notável nesse período, onde a proporção de domicílios próximos a essas infraestruturas aumentou de 22% para 33,2%. Em contrapartida, os parques tiveram um aumento modesto, passando de 9,4% para 12,7%, enquanto as praças mantiveram-se estáveis. Mesmo com a redução geral no uso da bicicleta, aqueles que tinham acesso a múltiplos espaços públicos próximos se mostraram mais inclinados a continuar utilizando a bicicleta.

Os pesquisadores ressaltam que o sucesso do plano de expansão de ciclovias e outros espaços públicos não foi uniforme. Embora tenha havido avanços, as ciclovias foram majoritariamente instaladas em regiões mais ricas, deixando áreas menos favorecidas com infraestrutura deficiente.

Florindo e sua equipe estão trabalhando junto às secretarias municipais e à Câmara Municipal para propor ajustes nas políticas públicas. Eles chamam a atenção para a necessidade de implantar ciclovias não apenas nas áreas centrais, mas também nas regiões oeste, leste e sul da cidade, que apresentam carência dessas estruturas.

Além das ciclovias, a pesquisa indica que uma abordagem holística é necessária para incentivar o uso de bicicletas. Isso inclui a criação de ruas de lazer, a expansão do sistema de compartilhamento de bicicletas, a disponibilização de estacionamentos adequados e a implementação de infraestrutura que atenda às necessidades dos ciclistas.

Iniciativas que priorizam a mobilidade ativa não apenas melhoram a saúde da população, mas também promovem cidades mais sustentáveis e resilientes. O desenvolvimento de políticas eficazes pode contribuir diretamente para uma qualidade de vida superior nas metrópoles modernas.

Crédito da imagem: divulgação/reprodução

Bruno Tavares

Fundador da Pixel Project

Sou fundador da Pixel Project e atuo há mais de 15 anos com desenvolvimento web, WordPress, SEO e projetos digitais. No Mercado ETC, acompanho temas ligados a tecnologia, negócios, marketing, autos e tendências do mercado.

WordPressSEOMídia DigitalPublisher Relations