Por mais que o uso de descartáveis deva ser evitado ao máximo, não tem jeito. A praticidade faz com que ele esteja sempre presente. Mas, e se pudéssemos descartar um utensílio com a mesma facilidade dos plásticos sem contaminar o meio ambiente? Foi para trazer uma solução deste tipo que um grupo de profissionais alemães criaram o prato biodegradável.
O material é produzido com folhas de árvores e totalmente livre de componentes tóxicos. São duas camadas de folhas com um papelão no meio que são prensados e costuradas com fibras de folhas de palmeiras.
Formado por uma equipe de sete jovens, a startup Leaf Republic é quem dá vida ao projeto. Eles conseguiram bancar a ideia por meio de financiamento colaborativo.
Na fabricação não são usados aditivos sintéticos, coloração ou cola. Após o descarte, o material se decompõe na natureza em 28 dias. O resultado é um recipiente que pode ser jogado na terra sem culpa.
O CicloVivo já contou sobre um produto bem parecido, mas no caso era desenvolvido por pesquisadoras da Tailândia, veja aqui.
(2)