Um novo estudo revela que os norte-americanos estão dispostos a abandonarem os automóveis. A pesquisa da Rockefeller Foundation e Transportation for America registrou os hábitos dos norte-americanos de 18 a 34 anos.
Três em cada quatro entrevistados afirmaram que preferiam morar em regiões onde o uso de automóvel não fosse necessário. Para 66%, entre os três critérios principais ao escolher uma nova cidade para viver está o transporte coletivo de alta qualidade.
A mesma pesquisa mostra para 54% das pessoas é fundamental a integração de modais, como compartilhamento de bicicleta e de carro, segundo o The City Fix Brasil.
Cerca de 38% das pessoas que responderam ao questionário têm entre 18 a 24 anos, 33% possuem de 25 a 29 anos e 29% de 30 a 34 anos. Confira o estudo completo aqui.
Há dois anos, outra pesquisa mostrou que os jovens norte-americanos estavam mudando os hábitos devido em parte à crise econômica e também por uma preferência em viver em lugares de fácil acesso às suas atividades rotineiras. Dessa forma, a locomoção pode ser feita a pé, de bicicleta ou através de transportes coletivos.
A busca por alternativas ao transporte individual é uma tendência também na Europa. Na Itália, por exemplo, a venda de bikes superou a de carros em 2012.
Redação CicloVivo