Ícone do site MercadoETC

YouTube pode incorporar IA nas descrições de vídeos

Descrições de vídeos são parte da experiência de uso do YouTube, mas se a página de suporte do Google for qualquer indicação, essa pode ser uma parcela a ficar sob responsabilidade de uma inteligência artificial (IA).

A página em questão confirma que o Google vem testando a geração automática de descrições em “um número limitado” de vídeos no idioma inglês. A empresa de Mountain View não disse quais vídeos nem tampouco algum detalhe que nos permita identificar quando aquelas palavras foram digitadas por textos humanos em um teclado ou se alguma tecnologia aspirante ao ChatGPT tomou posse da produção de conteúdo daquele canal.

Imagem: Koshiro K / Shutterstock.com

A membros da imprensa americana, o YouTube disse apenas que as descrição vão aparecer em vídeos instrutivos – como tutoriais, “como fazer” e afins – e só na visualização mobile. Ou seja, a experiência de vídeos por notebooks e desktops ainda estão fora dessa avaliação.

Ah, e apesar da piada acima, a empresa também ressalta que a descrição feita por IA não vai substituir a descrição de vídeos no YouTube feita pelos próprios criadores. Vale citar, no entanto, que o Google já conta com a inteligência artificial para “capitular” vídeos de forma automática – uma função inaugurada há cerca de 3 anos.

De acordo com a empresa, a razão para o emprego da tecnologia é a velocidade de inserção de novos conteúdos: valendo-se apenas da descrição de vídeo, são mais de 500 horas de conteúdo publicado todo minuto – um ritmo que humanos nunca poderiam manter naturalmente.

Questionado sobre a precisão das descrições geradas pela tecnologia, o YouTube ressaltou que o período de testes servirá justamente para avaliar essa capacidade, assegurando que os descritivos “não humanos” possam minimizar erros de informação aos vídeos a que se referem.


Créditos: TecMasters
Sair da versão mobile