O Windows 10 segue recebendo atualizações constantes, sendo que a grande maioria consiste em apenas correções de bugs e melhorias de segurança. Entretanto, uma atualização da Microsoft recente trouxe uma ferramenta que não tem agradado tanto assim por alguns motivos.
A atualização KB5030211 adicionou ao Windows 10 uma ferramenta chamada Windows Backup, que permite fazer o backup de arquivos, apps, configurações do sistema e outros itens na nuvem da Microsoft.
Apesar da ferramenta ser útil, o grande problema é que, como mostra a imagem abaixo, os usuários não podem desinstalá-la por meios convencionais. Assim, no Reddit, muitos usuários reclamaram da adição do recurso ao sistema.
Outro ponto que chama a atenção negativamente é que a ferramenta também foi incluída na versão LTSC do sistema, geralmente utilizada por pessoas que querem uma imagem mais limpa do sistema da Microsoft apps e serviços desnecessários pré-instalados.
Ferramenta nova do Windows 10 pode ser desinstalada com comandos
Apesar de não ter um método considerado oficial para ser desinstalada, um comando no Windows PowerShell é capaz de remover o recurso do Windows 10. Entretanto, ao realizar o procedimento, os usuários perdem uma ferramenta que permite selecionar emojis e o atalho “Win + Shift + S”, que abre a ferramenta para captura de telas.
Assim, caso não se importe com estes recursos mencionados acima, siga estes passos para remover o Windows Backup:
- Abra o Windows PowerShell como administrador;
- Entre com este comando: Remove-WindowsPackage -Online -PackageName “Microsoft-Windows-UserExperience-Desktop-Package~31bf3856ad364e35~amd64~~10.0.19041.3393”;
- Confirme a ação;
- Reinicie o computador.
Caso queira reinstalar o recurso, novamente no Windows Power Shell sendo executado como administrador, basta rodar o comando (sem as aspas) “DISM.exe /Online /add-capability /CapabilityName:Windows.Client.ShellComponents~~~~0.0.1.0” e reiniciar o computador.
Além desta forma mencionada acima, fazer a remoção da atualização KB5030211 também desinstala o Windows Backup. O contra deste método é que a ferramenta pode voltar a qualquer momento com uma futura atualização.
Fonte: Windows Latest
Fonte: KaBuM