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Vulkan com até 66% mais FPS em AMD

A API Vulkan que vai suceder a OpenGL será a responsável por fazer frente a API DirectX 12, uma alternativa para servir como “base” para os jogos AAA de última geração e um dos primeiros títulos a utilizar a API foi o novo Doom. Lançado ainda com suporte apenas a OpenGL (em versões diferentes para placas AMD e Nvidia) o jogo recebeu esta semana o suporte a API Vulkan conforme noticiamos aqui, e os ganhos principalmente em placas do lado vermelho foram notáveis conforme os testes confirmam.

O site alemão Computer Base realizou testes nas placas AMD e Nvidia em OpenGL e Vulkan com o resultados que mostram até 66% de ganho na API Vulkan, a Fury X saiu dos 96,7 FPS para impressionantes 160,4 FPS em Vulkan na resolução Full HD (1920X1080). As placas da Nvidia tiveram um ganho discreto com a GTX 980 Ti subindo 7%, a GTX 1070 3% e a GTX 970 sem qualquer melhoria.

Em 1440p (2560X1440) também houve um ganho de até 52%, novamente com a Fury X seguido de 40% na Radeon RX 480 e 38% na R9 390. As placas da Nvidia ficaram com 1% de ganho da GTX 970, sem ganho da GTX 980 Ti (dentro da margem de erro) e 3% na GTX 1070.

 Por último, em 4K a Fury X teve 11% de ganho contra 1% de GTX 980 Ti e GTX 1070.  É importante notar que estamos falando em placas que, embora de alto custo no Brasil, estão em uma faixa de preço acessível lá fora, principalmente GTX 970 e RX 480.

Confira os ganhos de performance de cada placa nas três resoluções:

1920 × 1080 2.560 × 1.440 3.840 × 2.160
AMD Radeon R9 390 48% 38%
AMD Radeon RX 480 46% 40%
AMD Radeon R9 Fúria X 66% 52% 11%
Nvidia GeForce GTX 970 0% -1%
Nvidia GeForce GTX 980 Ti 4% 0% 1%
Nvidia GeForce GTX 1070 7% 3% 1%

“Riqueza para os pobres”

Apesar do comparativo com placas que custam mais de R$ 1.000 por aqui, o ganho poderá ser sentido por quem é menos afortunado. Conforme o próprio Adrenaline revelou em seu testes com a R7 360, a API Vulkan trouxe importantes ganhos em resoluções menores e configurações de baixo custo que é onde realmente “falta” FPS.

Infelizmente o próprio preço de Doom, pra lá da casa dos R$ 200, não ajuda muito e em muitos casos é quase 50% do valor de uma GPU de entrada. O que fica de positivo é perceber que temos uma API capaz de fazer frente a DirectX 12.

ASync em Nvidia ainda não saiu

A computação assíncrona que teve papel essencial no ganho de desempenho das placas AMD ainda não está disponível em placas Nvidia que terão suporte, algo prometido a poucos meses pela fabricante que ainda está em débito com seus usuários.

Abaixo um vídeo que explica de forma simples e objetiva como funciona a computação assíncrona:

Em breve vamos apresentar nossos próprios testes com a API Vulkan na RX 480 e GTX 980 Ti.

E vocês, já testaram Vulkan no seu PC? Compartilhe seus resultados.

Por: Lock Gamer / Info: Computer Base

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