O mercado de smartphones continua a surpreender, conforme revelações recentes de Counterpoint Research indicam que os iPhones seguem como os melhores vendidos do terceiro trimestre de 2024. Com modelos inovadores, como o iPhone 15, iPhone 15 Pro Max e iPhone 15 Pro no topo da lista, a Apple mantém sua liderança global.
– Publicidade –
O que há de novo no ranking
No entanto, não são apenas os dispositivos da Apple que se destacam. A Samsung também fez sua presença sentir com quatro modelos acessíveis da linha Galaxy A, incluindo o Galaxy A15 e A15 5G, o Galaxy A35 e o Galaxy A05. Curiosamente, todos esses modelos superaram as vendas do iPhone 14 no mesmo período.
Os modelos que encerram a lista dos dez mais vendidos foram o Redmi 13C 4G e o Galaxy S24. Embora o Galaxy S24 possa não parecer uma grande vitória inicialmente, ele trouxe à tona algumas estatísticas notáveis para a Samsung.
O impresso da Samsung no mercado
Desde 2018, nenhum smartphone da linha Galaxy S havia alcançado o top 10 durante o Q3, um período tradicionalmente dominado pelos lançamentos da Apple. O Galaxy S24 quebrou essa sequência, se tornando o primeiro modelo em cinco anos a fazer parte desse seleto grupo.
Além disso, enquanto o Galaxy S24 Ultra teve vendas superiores nas primeiras partes do ano, o modelo base conseguiu manter-se entre os dez mais vendidos por três trimestres consecutivos, destacando sua popularidade em relação ao seu maior irmão.
O cenário do mercado
No total, os dez smartphones mais vendidos capturaram 19% do mercado global no terceiro trimestre. Tanto a Apple quanto a Samsung estão reforçando suas posições no segmento premium, investindo em recursos avançados de IA generativa.
A Samsung saiu na frente ao lançar sua suíte de Galaxy AI no início do ano, enquanto a Apple só recentemente disponibilizou suas ferramentas de IA, ainda que com alcance e suporte linguístico limitados.
Essa análise do cenário atual aponta não apenas a força da Apple, mas também a resiliência da Samsung em um mercado competitivo onde inovação e preço se encontram. As tendências de vendas dos próximos trimestres certamente serão observadas de perto por especialistas e consumidores.
– Publicidade –