C-HR, HR-V a coincidência de nomes denuncia a missão do novo crossover da Toyota que será mostrado amanhã no Salão de Genebra, que chega com a missão de enfrentar diretamente o Honda HR-V e de quebra outros adversários no promissor segmentos dos SUVs urbanos compactos, como o Ford EcoSport, Chevrolet Tracker (Opel Mokka na Europa), Jeep Renegade, Peugeot 2008, Renault Captur, além do Nissan Juke (na Europa).
Apostando em um design ousado, diferente de todos os demais modelos da Toyota, o C-HR tem tudo para repetir o sucesso dos rivais. O pessoal da Toyota parece que deu asas à criatividade nesse modelo, ao começar pelo estilo da carroceria, que é um misto de coupé e utilitário esportivo, solução adotada de forma mais sutil inicialmente pelo Nissan Juke no segmento. Da dianteira a traseira a carroceria é toda marcada por frisos e vincos, que dão um ar anabolizado e descolado ao C-HR. Repare ainda no estilo das janelas laterais traseiras, e nas lanternas tridimensionais que invadem as laterais.
Fiel ao conceito exibido no último ano – sim esta já é a versão de produção que chegará as lojas, o C-HR certamente vai chamar atenção nas ruas e dar trabalho aos rivais. Ele é o primeiro carro da Toyota construído sobre a nova plataforma TNGA, que também servirá de base para as novas gerações dos principais modelos da Toyota, como o Camry e Corolla.
As informações sobre motores serão divulgados apenas na apresentação oficial do carro, em Genebra, certo é que na Europa ele contará com opções de motores a diesel, a gasolina e ainda uma variante híbrida. Essa última deve ter um conjunto semelhante ao utilizado no Prius, um bloco 1.8 L Atkinson quatro cilindros auxiliado por dois motores elétrico. A potência deve ficar na faixa dos 121 CV.
O C-HR é considerado um dos lançamentos mais importantes da Toyota nos últimos anos, ele é essencial para que a marca continua sendo a líder em vendas a nível mundial. Além da Europa, ele também será vendido nos EUA e possivelmente no Brasil.
Seja no Brasil ou na Europa, o segmentos dos SUVs compactos se tornou o eldorado para as montadora. O segmento está crescendo a passos largos nos principais mercados e a Toyota dormiu no ponto. Agora a montadora japonesa que em 2015 mais uma vez foi a maior do mundo em vendas, promete correr atrás do tempo perdido.
Créditos : Autos24h