Após a divulgação da encíclica Laudato Si, documento criado pelo Papa Franscisco para tratar das causas ambientais e climáticas, diversos representantes de diferentes religiões no Brasil também se reuniram para debater o tema.
O encontro resultou na “Declaração e Compromisso Fé no Clima”. A proposta era entender como as diferentes crenças lidam com as questões ambientais, a fim de unir todas elas em prol de um objetivo comum.
O documento brasileiro pede a mitigação nas emissões de gases de efeito estuda, a redução do desmatamento, combate à fome, ações de adaptação às famílias vulneráveis às mudanças climáticas, a adoção de fontes energéticas renováveis, entre outras coisas.
O material obtido a partir do encontro será encaminhado às autoridades do Rio de Janeiro, à ministra do Meio Ambiente – Izabella Teixeira, à presidente Dilma Rousseff e também ao vaticano, como retorno à encíclica papal.
Participaram da elaboração do documento ecumênico representantes de diversas denominações cristãs, religiões africanas, indígenas e orientais.
Fonte: CicloVivo