A RTX 4090 foi lançada em outubro deste ano e, além de chamar a atenção por seu poder, também virou alvo de preocupação de muita gente ao derreter conectores de energia da fonte de PCs. Agora, a Nvidia suspeita que o erro talvez não tenha sido apenas seu.
Em uma página de suporte do seu site, ao comentar sobre os problemas relatados da RTX 4090, a Nvidia constatou que alguns consumidores usaram a placa de vídeo sem o conector PCIe da fonte estar completamente acoplado. Como mostra as fotos abaixo, existiria um pequeno vão para o conector ser encaixado até o fim.
Ainda no comunicado, a empresa ressalta que está ciente que houve mais de 50 casos de cabos derretendo ao redor do mundo e que continua investigando a causa do problema. Por fim, a recomendação da empresa para evitar o erro visto acima é que o cabo da fonte seja conectado à placa de vídeo antes da mesma ser conectada à placa-mãe.
Outro site já havia identificado problema da RTX 4090
Na semana passada, o site Gamer Nexus havia recebido uma unidade da RTX 4090 com problemas e também havia chegado à conclusão de que o plug de energia em questão não havia sido bem conectado e, por isso, derreteu. Por sua vez, também foi notado que o plug utilizado pela Nvidia não faz o som de um clique ao ser conectado, o que pode contribuir para o erro.
Em contato com o site Gamer Nexus, um representante da Nvidia que não teve o seu nome revelado disse que as pessoas afetadas pelo problema, independentemente do mesmo ser na placa de vídeo ou no cabo, teriam as peças repostas.
Créditos: TecMasters