Ícone do site MercadoETC

Quer começar um negócio? Esqueça de procurar pela ótima ideia – Por Bruno Perin

A FAMOSA HISTÓRIA DE TER A GRANDE IDEIA

Era mais um dia de consultoria e que a grande busca de alguém era termos a grande ideia!

Para você entender isso, deixe-me explicar a situação. Era uma mulher tinha ido para Itália, ela era dentista e ao passar um tempo por lá, descobriu que sua grande paixão era moda. Ficou um tempo para fazer cursos e aprender muito sobre o assunto. Mas chegou a hora de voltar.

Ao chegar no país, percebeu que as possibilidades de trabalho não eram nem parecidas com o que ela esperava, porém queria continuar aqui. A solução? Vou criar algo diferente, quero trazer uma novidade para o mercado… E agora?

Aqui muitas pessoas entram nesta grande dificuldade: a ponte entre as ideias e a realidade é um dos caminhos mais intrigantes que conheço.

Quando fui me reunir para ajudá-la, ela veio com algumas outras pessoas para auxiliar em possíveis ideias e também trazer opiniões que pudessem agregar com o trabalho. A primeira coisa que uma delas me falou foi: estou louco para ir às ideias!

IDEIAS EM AÇÃO MUDAM REALIDADES, NÃO APENAS IDEIAS.”

UM TAPA NO SENSO COMUM

Essa hora eu joguei uma ducha de água fria e aqui você entende o foco deste recado. Eu falei: não, na verdade o que procuramos é um ótimo problema, as ideias serão um processo posterior que só terão sentido se encontrarmos esse objetivo.

Grande parte das pessoas que buscam empreender está alucinada para encontrar uma ideia, só que ótimos negócios surgem como respostas a bons problemas, coisas realmente relevantes.

SUA IDEIA SENSACIONAL NUNCA VENCERÁ UMA OUTRA BREGA QUE EFETIVAMENTE RESOLVE UM PROBLEMA.

Esse é o fato!

Portanto, esqueça essa caça ao tesouro da melhor ideia e busque encontrar um problema grande, doloroso, chato, que tenha muitas pessoas e boa possibilidade de mercado para resolver. Esses dias em um papo com o João Kepler, ele falava: a primeira coisa que busco saber quando alguém vem pedir investimento é – Qual é o problema?

Antes mesmo da ideia.

PERCEBA A LÓGICA

Isso é óbvio, o empreendedorismo normal e o Empreendedorismo de Alto Impacto (Startups) surgem para resolver problemas. Então, pare de ficar na loucura de encontrar ideias e tente encontrar bons problemas.

Na consultoria o que aconteceu foi exatamente isso, ficamos quase que 70% do tempo debatendo e buscando os melhores problemas, depois o processo das ideias foi muito mais tranquilo e consistente.

Fica a dica e vá à caça.

Este vídeo pode ajudar você na hora de desenvolver o seu negócio:

 


Bruno Perin
Empreendedor, consultor, palestrante e escritor.
Graduado em administração de empresas pela UFSM, especialista em Marketing Experience, pesquisador em Neuromarketing e Startups.
Integrante do grupo dos 200 maiores talentos brasileiros pelo Virtvs Group, é referência marcante da nova geração no marketing, sendo responsável por várias campanhas impactantes nas redes sociais em 2011/12.
Com experiências em palestras nacionais e internacionais, é considerado fomentador do empreendedorismo e da disseminação do conceito de startup no país. Conectado com os mentores desse tipo de programa no mundo, estuda o implemento e o funcionamento das startups, sendo apontado como evangelista da Geração Y/Z. Hoje é o grande nome do Neuroempreendedorismo no Brasil.

Sair da versão mobile